na cidade

Este palácio em Braga é um dos lugares abandonados mais bonitos do mundo

A distinção é feita pela Civitatis. É o único espaço português na lista que conta com edifícios em Espanha, no Brasil ou EUA.
Foto de Paulo Santos/Pr0j3ct URBEX

Chama-se Palácio D. Chica e fica perto da EN 101, na freguesia de Palmeira, no concelho de Braga — e é um dos lugares abandonados mais bonitos do mundo. A distinção foi feita pelo site Civitatis e junta uma lista com 10 espaços de vários países como Espanha, Brasil ou Estados Unidos.

O anúncio feito no início de fevereiro destaca o palácio, o único local nacional que consta da lista. Segundo jornal regional “O Minho”, este monumento foi considerado de interesse nacional.

A data da construção remonta a 1915 e foi ordenada por um nobre que vivia em Braga e que o queria oferecer à sua noiva, Francisca Peixoto de Sousa, mais conhecida como Dona Francisca. O edifício foi projetado pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi, que chegou a fazer vários edifícios em Portugal no início desse século.

O nobre e a Dona Francisca acabaram por casar, mas nunca chegaram a viver neste palácio. O casamento terminou ainda antes da obra estar concluída. Pertenceu durante vários anos à freguesia de Palmeira, onde se encontra.

Em 2010 o Palácio de D. Chica foi comprado por um empresário do ramo imobiliário. Dizia-se que queria restaurar o edifício e abrir ali um espaço para realizar casamentos, festas e jantares. O projeto nunca foi para a frente.

Mais de 20 anos depois, o palácio de Francisca Peixoto de Sousa continua abandonado. Mais recentemente foi vendido a empresários norte-americanos que também o queriam requalificar, mas nunca foi apresentado nenhum plano para o edifício.

Em 2016, a NiT já tinha contado ao pormenor toda a história deste palácio.

Na lista da Civitatis fazem ainda parte da Fordlandia, no Brasil; Elevador de Gordejuela, em Tenerife, Espanha; o Castelo Bannerman, em Nova Iorque, nos Estados Unidos; ou o Farol Rubjerg Knude Fyr, na Dinamarca.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT