NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Este percurso mostra-lhe os mistérios de Sintra no dia mais longo do ano

No solstício de verão, a 21 de junho, vai poder descobrir (ou recordar) algumas tradições celtas na região.

Dança à volta de fogueira e ervas aromáticas queimadas. Era assim que os celtas celebravam o solstício de verão, conhecido como o dia mais longo do ano. Ainda hoje, vários países europeus festejam a chegada da estação com festas tradicionais, como o Midsummer nos países nórdicos.

Por cá, não há qualquer tradição popular, mas isso nada o impede de aproveitar a festa. A 21 de junho, precisamente o dia do solstício de verão, a Lynx Travel — uma empresa que organiza viagens de aventura, passeios culturais e experiências fotográficas — está a preparar um percurso noturno por Sintra, para recordar a cultura celta na região.

Na antiguidade, os povos celtas que habitavam Sintra viviam em total ligação com a natureza e a celebração do verão fazia parte do calendário. Apesar de não haver fogueiras na proposta da Lynx Travel, vai ser possível dançar à luz da lua.

O percurso de nível fácil terá uma duração de 2h40. A empresa promete uma “viagem pelo misticismo, segredos e romantismo da Serra de Sintra”. No final, os participantes vão poder dançar ao som de música para celebrar a chegada da estação. 

O ponto de encontro vai ser o Palácio Nacional de Sintra. A organização pede que os participantes vistam “roupas brancas e frescas de verão”. É aconselhável também que levem uma garrafa de água e um pequeno snack. 

O passeio custa 10€ por pessoa. As inscrições e os dados para pagamento podem ser consultados no site da empresa. 

ARTIGOS RECOMENDADOS