Na cidade

Évora quer passar a cobrar taxa turística

Segundo os cálculos feitos pela autarquia, o concelho poderá receber entre 500 a 600 mil euros por ano.
Caso seja aprovada, deverá entrar em vigor em abril.

É uma medida que já está em vigor em 41 municípios do País e parece que agora chegou a vez de Évora aderir. A Câmara Municipal quer passar a cobrar taxa turística a todos os que passem pela cidade alentejana a partir de abril deste ano.

A proposta entrou em consulta pública no final de janeiro e, atualmente, está a aguardar aprovação. Caso avance, será cobrado 1,50€ por hóspedes e por noite nos estabelecimentos turísticos de todo o concelho, até um máximo de três noites seguidas.

“Évora tem registado nos últimos anos um desenvolvimento significativo do turismo, o que é confirmado pela evolução favorável, contínua e constante de todos os indicadores da atividade turística do concelho. O património histórico-cultural e paisagístico, a qualificação urbanística, a hospitalidade e segurança, entre outros atributos, têm atraído a este território cada vez mais turistas e visitantes”, lê-se no documento.

Segundo os cálculos feitos pela autarquia, com esta taxa turística o concelho poderia receber entre 500 a 600 mil euros por ano. Se for aprovada, Évora será a primeira zona do Alentejo a cobrar taxa turística.

“O município depara-se com a necessidade de sustentar e reforçar o investimento e despesa pública, de modo a proporcionar aos que visitam Évora, melhores condições de fruição deste destino, e salvaguardar o equilíbrio e qualidade de vida dos seus munícipes”, acrescenta a nota.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT