Na cidade

Fábrica Braço de Prata recebe festival de viagens — com lugares limitados

O evento é focado no minimalismo e é organizado por Gonçalo Cruz, viajante profissional. Acontece em novembro.
Em Lisboa.

Chama-se Minimalist Travel Festival e é o festival de viagens, focado no minimalismo, que chega à Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, no dia 7 de novembro. O festival terá dez oradores, uma cantora, workshops e animação, e será limitado a 150 pessoas, de acordo com as medidas de prevenção devido à pandemia do novo coronavírus.

“A ideia surgiu depois de ter criado um grupo no Facebook que se chama Viajantes Minimalistas, onde eu e outros viajantes, partilhamos informação de como é possível viver e viajar com menos. Em janeiro, pensei em tornar estas conversas e partilhas que temos online em algo presencial”, explica à NiT o organizador Gonçalo Cruz, que não tem conhecimento da existência de um festival de viagens em Lisboa.

Gonçalo Cruz é viajante profissional. Seja como líder de viagens, na sua volta ao mundo que pretende completar até aos 50 anos, ou como criador do The Travel Tool Kit, o kit de viagens mais leve do mundo, a vida do português de 34 anos volve em torno das viagens.

O festival vai contar com dez oradores que vão falar sobre o minimalismo, não só em viagem (sobretudo na fase de fazer a mala), como no dia-a-dia. Ao todo, serão nove horas, entre as 10 e as 19 horas, com temas como “Minimalismo de A a Z”, “Minimalismo Emocional”, “Trabalhar e Viajar o Mundo”, “Viagens Minimalistas em Família”, entre outros.

Há também workshops, uma exposição da vida de um nómada digital em caravana, e um concerto da cantora Cherry. O público estará sentado, em cadeiras com dois metros de distância entre si, a temperatura será medida à entrada, é obrigatório o uso de máscara, e haverá alcóol-gel disponível por todo o recinto.

Quanto a viagens, Gonçalo Cruz tem liderado grupos por Portugal, e tem encontrado esta como uma “das melhores alturas para viajar”, por não encontrar enchentes. O viajante profissional tem passado por Mértola, Alqueva, Sintra, Vila Praia de Âncora, Lousã, e Serra de São Mamede.

Os bilhetes para o Minimalist Travel Festival custam 25€ e incluem uma T-shirt oficial. Podem ser comprados no site da iniciativa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT