As falhas no serviço das principais operadoras de Internet que ocorreram esta terça-feira, 6 de junho, deveram-se a uma falha de energia, avança o jornal “Público”. As queixas começaram por volta das 16 horas e afetaram clientes — tanto individuais como empresas — da NOS, a MEO e a Vodafone.
Os constrangimentos registados deveram-se a uma interrupção de energia na Equinix (uma empresa de infraestruturas e interligação digital), que interrompeu o normal funcionamento do centro de dados do Prior Velho (no distrito de Loures). A multinacional tem algumas das maiores empresas e operadoras nacionais como clientes.
“O corte de energia interrompeu o funcionamento do sistema de arrefecimento das instalações, causado o sobreaquecimento de vários servidores alojados naquele espaço, e a sua consequente falha.” A Equinix garante que os todos os serviços foram reestabelecidos e o problema está sob controlo.
Durante a tarde, para tentarem resolver a situação, muitos clientes recorreram aos dados móveis das operadoras, mas rapidamente viram que também esses não funcionavam. A Equinix afirmou ainda que desconhece o motivo da interrupção do fornecimento de energia e está a investigar a falha dos sistemas.