“A praia não é um cinzeiro.” Este é o mote de iniciativa que passou esta sexta-feira, 1 de setembro, pela praia da Nazaré, para sensibilizar para a recolha e separação das beatas de cigarros dos fumadores das zonas exteriores do estádio de Futebol de Praia.
A campanha ocorreu no dia anterior às meias-finais do campeonato de elite de futebol de praia. Jogadores e voluntários juntaram-se para entregar aos adeptos pequenos cinzeiros portáteis para não serem atiradas mais beatas para o chão. O objetivo, segundo a Federação Portuguesa de Futebol, é contribuir para “um planeta mais amigo do ambiente”.
A iniciativa não é nova. Nos anos anteriores já foi realizada e, motivada pelo sucesso, voltou a repetir-se este verão. A Praia de São João da Caparica foi a primeira a acolher a atividade, a 26 de julho. A última data desta dinamização está marcada para 8 e 9 de setembro, no Funchal.
“Todos os dias da ação, sem exceção, será feita uma recolha de beatas no areal, reforçando deste modo a intenção de deixar as praias mais limpas. Para ampliar a mensagem, será disponibilizada informação atualizada no site da iniciativa, onde serão registadas imagens da ação, as praias e as datas por onde a mesma irá passar, assim como o volume de beatas recolhidas.”