Na cidade

Feira Afonsina regressa a Guimarães com quatro dias de animação e muita história

A iniciativa decorre entre 23 e 26 de junho. Inclui momentos de recriação histórica, áreas temáticas, comida e mercados.
É uma viagem ao passado. Foto: CM Guimarães.

Depois do interregno de dois anos devido à pandemia, está na hora de regressarmos a um passado longínquo. A viagem no tempo irá acontecer em Guimarães, entre 23 e 26 de junho, de quinta-feira a domingo. A Feira Afonsina regressa à cidade com um programa cheio de atividades.

É um dos eventos inseridos na programação das comemorações do “Dia um de Portugal”, o feriado municipal que se assinala a 24 de junho. A Batalha de São Mamede de 1128 (24 de junho) e as III Jornadas Históricas (25 de junho) completam a agenda das celebrações.

Durante quatro dias, a Feira Afonsina vai retratar o período “Do Condado ao Reino”, com momentos de recriação histórica, áreas temáticas, zonas de mercado e restauração e muitas atividades para o público. 

Entre as várias iniciativas, destacam-se a sessão solene evocativa da data, que vai acontecer no Campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães, e as Jornadas Históricas. Segundo a organização, são “um evento científico que tem como objetivo dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna”. 

As atividades da Afonsina 2022 decorrem entre as 18 horas e a uma da manhã, dia 23 de junho, e as 11 horas e uma da manhã nos restantes dias, à exceção de domingo. No último dia, 26 de junho, a Feira fecha portas mais cedo, às 22 horas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT