Na cidade

Feira da Foda volta a ser cancelada por causa da pandemia

É o segundo ano em que o icónico evento em Pias, Monção, fica por se realizar.
Acontecia no final do mês.

A 10 de março de 2020, ainda antes de ser decretado o primeiro confinamento em Portugal, vinha a notícia: pela primeira vez na sua curta mas popular história, a Feira da Foda tinha sido cancelada, por causa da propagação inicial da Covid-19 no nosso País.

Agora, um ano depois, o evento que costuma acontecer em março volta a ser vítima da pandemia: com Portugal novamente confinado e a situação ainda longe da estabilidade desejada, a Feira da Foda de 2021 também não vai acontecer.

A confirmação foi dada ao “Público” por Agostinho Correia, da Confraria da Foda e da Junta de Freguesia de Pias, que disse até que lhe vieram “lágrimas aos olhos” ao anunciar o inevitável; prometendo, ainda assim, uma edição de desforra em 2022.

O evento acontece na aldeia de Pias, no concelho de Monção, Viana do Castelo e a história do nome até é bem simples: tem a ver com o prato típico O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido na região como Foda à Moda de Monção. Reza a lenda que a denominação teve origem nas feiras para comprar animais.

Os vendedores menos honestos costumavam dar sal aos rebanhos para que estes se enchessem de água e parecessem mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, exclamavam: “Que grande foda.”

E foi assim que surgiu a Foda à Moda de Monção. Até 2017, só naquela região é que os moradores se referiam à Feira da Rês como a Feira da Foda mas depois desse ano a organização decidiu assumir o nome.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT