Feiras, festas e concertos há muitos durante os meses de verão, mas existe um evento que marca o final da temporada e que é quase de passagem obrigatória nas últimas noites de calor. Falamos da Feira da Luz, em Carnide, Lisboa. A festa enche o Largo da Luz de música e animação durante praticamente um mês desde os tempos medievais.
O evento com mais de 500 anos arranca este sábado, 26 de agosto, e prolonga-se até ao dia 24 de setembro. Vão ser 30 dias de ateliers, exposições, bancas de artesanato, barracas de comida, diversões para os mais novos e homenagens à padroeira do bairro, a Senhora da Luz.
Nesta edição, porém, o destaque vai para o pão, por se assinalar o centenário da Padaria de Carnide. Vai haver uma exposição a contar a história da loja histórica e ainda um workshop para os visitantes poderem aprender a fazer o pão como acontecia naquele espaço. No final, será levado para cozer nos fornos da padaria.
Os nomes que vão passar pelo palco principal da feira também já foram confirmados. Piruka (26 de agosto), Maninho (1 de setembro), Àvariações (2), Jaqueline Carvalho S (8), Mimicat (9), Vanessa Slva (15), Miguel Azevedo (16), Syro (22), Luís Represas (23) e José Malhoa (24) completam o cartaz e atuam a partir das 21h30.
Desde 1992 que as atividades da Feira da Luz culminam com a Procissão da Nossa Senhora da Luz, no final de setembro. Este ano não será diferente. A feira é organizada atualmente pela Junta de Freguesia de Carnide.