Quase que pode parecer engano, mas o grande evento anual de Viseu vai ter a sua 632.ª edição. Sim, é mesmo este o número. Criada pela Carta de Feira, concedida pelo rei D. João I em 1392, a antiga mostra franca da cidade dá hoje nome à popular Feira de São Mateus.
Porém, este ano, os 39 dias de grande animação — que começam a 1 de agosto e terminam a 8 de setembro — contam com um twist que procura elevar a festa a outro patamar. O Mateus Fest é a novidade que vai passar a integrar a rede de eventos musicais de verão, espalhados de norte a sul do país.
Com data marcada para 3 de agosto, a um sábado, a iniciativa conta já com grandes nomes nacionais e internacionais, como o irlandês Gavin James ou do português Fernando Daniel. A banda de tributo ao Linkin Park — os Hybrid Theory — também farão parte do alinhamento. Porém, se ainda não se sente convencido, não se preocupe, porque ainda há confirmações a anunciar, inclusive o cabeça de cartaz.
Embora seja já tradição da Guardiã das Feiras Populares muita música e concertos — aliás, Ivandro subirá ao palco principal a 30 de agosto — o Mateus Fest procura “combater uma lacuna no interior do país, onde faltava um festival capaz de agregar um público jovem, de emigrantes, luso-descendentes e dos muitos turistas que, por esta altura, visitam a região”, lê-se em comunicado.
Viseu é também a Cidade Europeia do Desporto de 2024, fator que não irá passar despercebido no evento. Para “fidelizar um público mais novo” será organizada a terceira edição do torneio de gaming, mas haverá provas para todos os gostos: da 41.ª Meia Maratona, passando pela primeira edição do passeio de BTT, não esquecendo a terceira edição do torneio de padel.
“Já era tempo do interior do país ter um festival para os seus jovens e para aqueles que nos visitam no verão”, afirmou Pedro Alves, presidente entidade organizadora da Feira de São Mateus.
Os bilhetes para o Mateus Fest custam 35€ e já estão disponíveis online,