Na cidade

Fenómeno raro e incrível. Arco-íris noturno foi visto em várias regiões do País

Ocorreu durante a noite deste domingo, 25 de fevereiro. As imagens não tardaram a chegar aos feeds das redes sociais.
Foi registado em Vila Real. Fotografia: @joseluissantosvr

Se olhou para o céu na noite deste domingo, 25 de fevereiro, certamente reparou num fenómeno bastante raro. Foi observado e registado um arco-íris noturno — também conhecido como lunar — em Vila Real. O momento foi partilhado pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal.

As imagens tornaram-se virais nas redes sociais e, desde então, percebeu-se que afinal não foi um caso isolado. Aos poucos, as mesmas cores começaram a ser vistas e captadas em várias partes do País e a dar origem a retratos impressionantes em Bragança ou Braga.

Um arco-íris lunar é idêntico aos arco-íris que vemos durante o dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A única diferença é que, neste caso, é que os raios que o formam são reflectidos pela superfície lunar e não provêm diretamente do sol.

“Os raios de luz solar (ou lunar) sofrem refração nas gotas de chuva, sendo o ângulo de refracção uma função do comprimento de onda da luz”, pode ler-se no site. “Após a refração, uma parte dos raios de luz sofre uma ou duas reflexões na face interna das gotas, e de seguida, uma segunda refração na direção do observador.”

Esta não foi a primeira vez que um fenómeno desta género foi observado em Portugal. Em dezembro do ano passado, por exemplo, algo semelhante ocorreu em Portalegre. No entanto, o arco-íris não foi tão visível como aquele que foi testemunhado este fim de semana.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT