Três relâmpagos vermelhos, conhecidos como “sprites” e frequentemente associados a tempestades, foram avistados na Boaventura, no concelho de São Vicente, na costa norte da Madeira. Este fenómeno raro ocorreu na madrugada de segunda-feira, 10 de fevereiro, e foi rapidamente partilhado por um fotógrafo da região.
Diogo Gualter capturou o evento luminoso enquanto filmava relâmpagos no horizonte. “Apenas vi as filmagens no dia seguinte e deparei-me com o acontecimento raro que mostro no final do vídeo”, escreveu na publicação no Instagram.
Os raios vermelhos têm uma duração aproximada de 10 milissegundos e, normalmente, não são visíveis a partir da Terra, pois as nuvens ocultam a sua luz. Ao contrário dos relâmpagos convencionais, que se estendem para baixo, os sprites dirigem-se sempre para cima, em direção às camadas superiores da atmosfera.
A dificuldade em registar estes momentos é tão elevada que, até 1989, os sprites eram considerados um mito. Esta ideia foi desmentida quando um piloto de avião conseguiu capturá-los em vídeo.
Devido à raridade destes flashes coloridos, a NASA criou o projeto “Spritacular”, para que investigadores e fotógrafos de várias partes do mundo documentem a ocorrência de sprites. Atualmente, a iniciativa conta com 825 voluntários e já registou 309 observações em 18 países, incluindo Eslováquia, Itália, França e os Estados Unidos da América.
Ver esta publicação no Instagram