NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Este sábado, há festa na aldeia onde existem quase tantos pombais quanto pessoas

A Festa dos Pombais, marcada para 5 de julho numa aldeia transmontana, traz passeios, gastronomia e atividades para os miúdos.

Na aldeia de Uva, no distrito de Bragança, há quase tantos residentes como pombais, segundo o projeto “Rostos da Aldeia”. Ao todo, são 50 pessoas a viver ali (quase todas com idade mais velha) e 40 estruturas construídas para abrigar pombos domésticos. Apesar de os números serem baixos, todos os anos há um evento que atrai centenas de visitantes. E, esta semana, a Festa dos Pombais está de volta.

O evento acontece este sábado, 5 de julho, naquela que é conhecida como a aldeia dos pombos. O nome da festa é inspirado nas icónicas estruturas da região, que são “um legado único e que queremos dar a conhecer”, afirma a organização.

O programa arranca às 10 horas, com uma visita guiada aos pombais tradicionais feita pela organização não governamental Palombar — Conservação da Natureza e do Património Rural, que na última década conseguiu recuperar quase a totalidade das estruturas através de diversas iniciativas ambientais.

Pelas 11 horas, terá lugar a abertura do mercado de artesanato, gastronomia e jogos tradicionais. Ao meio-dia, a Associação Quinta Oficina organiza um workshop de animação teatral para os mais novos. Já entre as 15 e as 16 horas, haverá duas sessões destinadas ao teatro de marionetas, feitas pelo projeto Os Lobos de Pedra.

Ao longo de todo o dia, vai haver também espetáculos musicais. Entre os nomes já confirmados, estão os Terra Livre, o duo Julieta Silba e Suzana Ruano e os Eye Color Dreams. O DJ Kapitano, natural de Itália, vai encerrar as celebrações à meia-noite.

A entrada é livre e toda a programação está disponível online. A festa é organizada pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e pela Palombar, em colaboração com o Município de Vimioso e o apoio da Comissão de Festas de Uva 2025/2026.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Palombar – ACNPR (@palombar.acnpr)

 

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM