Na cidade

Festival de Astronomia: primeira edição vai ter caminhadas, observações e workshops

Atividades para toda a família compõem o programa da iniciativa que quer pôr toda a família a ver estrelas.
Arranca a 18 de março.

Razões nunca faltam para visitar Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, uma das cinco entradas do único parque nacional do País, que se abre para a imensidão das montanhas e vales do Soajo e Peneda. De 18 a 20 de março, há mais uma. É lá que vai acontecer a primeira edição do Festival de Astronomia, que vai incluir caminhadas, observações, workshops e um “jantar (g)astronómico”.

Logo na sexta-feira, às 21h30, há uma visita guiada às estrelas, numa viagem que a organização descreve como sendo “de conhecimento e descoberta”. Conte com várias paragens no decorrer do percurso para resolver os mistérios que as noites estreladas do Parque Nacional da Peneda Gerês escondem.

No sábado, às 15 horas, as primeiras atividades são dedicadas aos miúdos, que vão aprender, “de forma divertida” e “num ambiente descontraído”, mais sobre ciência e astronomia. Seguem-se sessões de observação solar para toda a família com recurso a telescópios. Estas vão explorar a natureza do Sol enquanto estrela, além da sua origem e evolução, a partir das 16h.

As fases e a influência da lua, a história da astronomia moderna e como distinguir um planeta de uma estrela são alguns dos temas a abordar no workshop que tem início por volta das 18 horas. A noite fecha com um jantar no Restaurante do Mezio, marcado para as 20 horas. A experiência alia “a divulgação científica e a observação astronómica à atraente gastronomia de Arcos de Valdevez”. 

No domingo, há uma nova caminhada, agendada para as 10h30. É mais um passeio de aprendizagem com várias paragens ao longo do trajeto, mas desta vez para observar o sol em pleno parque.

Todas as atividades são gratuitas, exceto o jantar. Para mais informações e inscrições deve ligar para 258 510 100 ou enviar um email para portadomezio@nullardal.pt.

Em 2021, Porta do Mezio conquistou a certificação de “Starlight Stellar Park”, galardão obtido junto da Fundación Starlight, que é uma ação integrada com a UNESCO e conta com o apoio da União Astronómica Internacional (IAU) e da Organização Mundial do Turismo (OMT). O festival, organizado pela Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), celebra a distinção.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT