No próximo fim de semana, Lisboa será palco de diversos eventos musicais, com destaque para o Lisbon Sings 2024. Esta terceira edição do Festival e Concurso Internacional de Coros contará com a participação de 28 coros oriundos de 17 países, incluindo Brasil e Porto Rico. As atuações terão lugar na Aula Magna e na Igreja da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde os grupos se apresentarão em concursos e concertos corais, celebrando a diversidade cultural e a linguagem universal da música.
Além disso, a Orquestra Metropolitana de Lisboa dará continuidade à sua missão de levar música clássica a várias freguesias. A iniciativa Sons pela Cidade regressa já neste domingo, 10 de novembro, ao Templo Radha Krishna, no Lumiar, onde será interpretada a peça “Sons da Natureza” pela Orquestra Clássica Metropolitana.
A arte contemporânea também estará em destaque este fim de semana, com a realização do Lisbon Art Weekend. Este evento cultural de referência reunirá mais de 200 artistas em mais de 40 espaços, proporcionando vários dias de experiências imersivas. Ainda no sábado (9), terá lugar a oitava edição do Festival Internacional Signos da Noite, que exibirá filmes de 45 países, com algumas estreias nacionais.
Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para fazer no fim de semana em Lisboa.
Sábado, 9 de novembro
Lisbon Art Weekend
A capital recebe a sexta edição do Lisbon Art Weekend, um evento cultural de referência que reúne mais de 200 artistas em mais de 40 espaços para quatro dias de experiências imersivas de arte contemporânea. No sábado, por exemplo, há visitas guiadas à Galeria Miguel Nabinho, Kubikgallery, Atelier Concorde e muita arte para conhecer na Fábrica das Águas.
Festival Internacional Signos da Noite
A oitava edição do Festival Internacional Signos da Noite realiza-se em Lisboa (Casa do Comum) e Montijo, com a apresentação de filmes provenientes de 45 países, alguns deles recentemente apresentados nos festivais de Cannes, Veneza e Berlim. Muitos destes trabalhos são estreias nacionais em Portugal. O festival apresenta três programas de competição de Curtas-Metragens, Documentários e Cinema em Transgressão (experimental), assim como programas temáticos adicionais
#MIA2024
A terceira edição do MIA (Mês da Identidade Africana), uma iniciativa que pretende promover a multiculturalidade portuguesa e alargar o conhecimento da opinião pública sobre a comunidade afrodescendente, inclui uma exposição de artes plásticas patente no Caleidoscópio, um mercado pop de marcas, produtos e serviços de jovens empreendedores, uma sessão dedicada à literatura e outra ao cinema.
Visita guiada pelo Parque das Nações
No novo percurso guiado ao longo do corredor ribeirinho do Parque das Nações será revelada a riqueza de vida que se esconde nas margens do rio Tejo, proporcionando uma experiência única de contacto com a natureza.
Peddy Paper em São Roque
Um código de letras encontrado numa pedra com mais de 500 anos será o início de uma aventura onde os participantes irão descobrir a história de São Roque, os seus painéis de azulejos e os espaços mais escondidos de uma igreja única da cidade de Lisboa.
Concerto Coro Capela Nova
A Sé de Lisboa recebe um concerto pelo Coro Capela Nova. O programa inclui peças de Gabriel Fauré, Maurice Duruflé, Francis Poulenc, Olivier Maessian, Jehan Alain, Pierre Villette, Yves Castagnet e Eugène Gigout.
Encontro Cultural Japão-Portugal
As ruas de Telheiras vão transformar-se num autêntico palco da cultura japonesa graças ao evento promovido pelo Nipon Spa Japonês, com o apoio da Embaixada do Japão e da Junta de Freguesia de Carnide. O encontro promete “uma imersão completa” nas terapias, artes marciais, culinária e músicas japonesas e terá mais de dez atividades diferentes, como oficinas de arranjos florais, massagens terapêuticas e degustações de pratos típicos.
Domingo, 10 de novembro
Festival Internacional de Coros
Coros de todo o mundo juntam-se para o terceiro Festival e Concurso Internacional de Coros Lisbon Sings 2024. Até 11 de novembro, os participantes irão cantar em concursos e concertos corais, celebrando a cultura, a diversidade e a linguagem universal da música. 28 coros de 17 países como o Brasil, Porto Rico, Grã-Bretanha, Zimbabué, entre vários países europeus, participam neste festival de música coral que promove intercâmbios interculturais e pretende enviar uma mensagem de paz e harmonia. As atuações terão lugar na Aula Magna e na Igreja da Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Sons pela Cidade
A Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com várias juntas de freguesia da cidade e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta a décima edição do festival Sons pela Cidade. Composto por oito concertos, com um programa integralmente interpretado pelos músicos da Metropolitana, o festival é pensado para todos os apreciadores de música erudita. No domingo, o concerto acontece no Templo Radha Krishna, em Telheiras, com a Orquestra Clássica Metropolitana.
Exposição “Ocupar a Cidade”
O Prata Riverside Village, como parceiro do projeto PARTI-cipation X, acolhe uma exposição coletiva que vai reunir artistas de todos os continentes e diversas formas de arte. A diversidade de linguagens (instalação, escultura, pintura) e de materiais utilizados pelos artistas, como a madeira, o papel, o vidro, metais e outros materiais naturais e recicláveis, espelha a perspetiva de sustentabilidade artística presente neste projeto.
Exposição “Fragmentos Urbanos”
A Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho recebe o trabalho de Marisa e Charlie, que têm trabalhado em colaboração ao longo dos últimos três anos a descobrir as ruas de Lisboa e as suas pessoas, explorando as ideias de acaso e justaposição de imagens contrastantes. A mostra apresenta monoprints que combinam as fotografias de moda e retratos com textura e detalhes arquitetónicos, bem como colagens digitais que misturam camadas de informação desconectadas.
Exposição “Arte Marroquina no Feminino”
A exposição, no Centro Português de Serigrafia – Centro Cultural de Belém, reúne cinco mulheres marroquinas de várias gerações que partilham o interesse por um profundo legado patrimonial e cultural do seu país. Dão a conhecer os seus trabalhos, convidando à descoberta da arte contemporânea de Marrocos através da apresentação de obras, como serigrafias, gravuras e fotografias, inspiradas no legado patrimonial e cultural do seu país de origem.
Presépio do Amoreiras Shopping
Um dos presépios mais famosos de Lisboa já pode ser visitado no Amoreiras Shopping Center. As figuras que compõem esta obra foram meticulosamente criadas pela designer Cláudia Perdigão, como tem sido habitual nos últimos anos. A maioria dos elementos é mecânica, proporcionando um ambiente mais verosímil, que combina a tradição com toques de modernidade.