Na cidade

Festival de motorizados acelera em Penafiel no próximo fim de semana

Acontece de 14 a 16 de junho e conta com várias provas. Em competição ou a assistir, a adrenalina e diversão estão garantidas.
Está quase a acontecer.

Há seis anos que, a meados de junho, a cidade de Penafiel se enche de grandes rochas, cilindros em betão e outros obstáculos gigantes pelas ruas. A culpa é das provas de desporto motorizado que regressam, de 14 a 16 de junho, para aquecer os motores no festival Racing Fest. 

Em terreno estarão nove atividades motorizadas. Destaca-se o Rally Taça Joaquim Santos que honra o tetracampeão nacional falecido em março deste ano, com pilotos portugueses e internacionais. A competição estará ativa durante oito etapas na sexta-feira (14) e sábado (15). 

A Drag Race (15) é outro das atrações mais aguardadas. Nela, a aceleração intensa será constante durante uma corrida em que ganha aquele que percorrer a distância mais rápida no menor tempo possível. O Trial Urbano 4 x 4 (15) também faz parte da programação e engloba duas disputas eliminatórias. Será acompanhado pelo campeão europeu Emanuel Costa. Segue-se a competição de radiomodelismo, com miniaturas telecomandadas prontas a enfrentar todo-o-terreno. Os desafios dos microcarros é destinado aos amantes de automobilismo com mais de 65 anos. 

Para o último dia (16), há a Corrida dos Lentos, onde ganha quem fizer o circuito em mais tempo sem pôr os pés no chão.  De mota, os pilotos terão de controlar toda a técnica e obstáculos no percurso. Durante a tarde, existe uma prova de motos clássicas, de 50 e 80 centímetros cúbicos, ao redor do santuário e jardins do Sameiro. 

Apesar dos motores estarem no centro do festival, também há espaço para a música durante os três dias com bandas portuguesas. Há ainda batidas ao ritmo de DJ sets, hip hop e eletrónica. Caso não participe diretamente nas atividades, pode torcer pelo seu favorito e explorar as concentrações de motos e carros clássicos presentes.

As inscrições para fazer parte das competições podem ser feitas online. Os custos diferem conforme a atividade escolhida, sendo que o Rally e a Corrida dos Lentos já se encontram esgotadas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT