Na cidade

Praia de Carcavelos vai receber um festival de papagaios gigantes no domingo

A iniciativa acontece o dia todo, é de acesso livre e cariz solidário. Olhos no céu, porque vai ser incrível.
É para aproveitar.

No próximo domingo, todos os caminhos vão dar à praia de Carcavelos e todos os olhos vão estar potos no céu. Voos acrobáticos sincronizados, papagaios gigantes de 10 a 25 metros, ateliês para pintar, montar e lançar papagaios, música ao vivo e outras surpresas são as propostas do Festival do Mundo, um evento que vai animar esta  em Cascais, no domingo 10 de outubro, entre as 10 horas e as 19 horas.

A iniciativa, de acesso livre e de cariz solidário, espera muitas pessoas para assistir às proezas dos cerca de 30 praticantes e ao colorido de papagaios gigantes, alguns únicos no mundo, bem como à iniciação de dezenas de crianças, que serão convidadas a construir o seu próprio papagaio.

Como convidado especial, vindo diretamente da Gran Canária, estará no terreno de voo Victor Rodriguez Garcia, que gosta de surpreender o público com performances que incluem manobrar o seu papagaio delta com os pés, de costas, com uma só mão, com uma mão e um pé, com o tronco ou com os olhos vendados. Os espetáculos deste piloto de voo acrobático, que encarna personagens e se apresenta mascarado, têm palmarés internacional, com presenças em vários eventos mundiais.

Além de Victor Rodriguez Garcia, o festival conta ainda com as equipas portuguesas Expokite e Guincho Sky Team, de voo sincronizado de 2 e 4 linhas, Cores no Vento, Handcraftkite, Cabeças no Ar…Te e Areventos, com papagaios estáticos artísticos e papagaios gigantes, e a Turma Lusa de Lisboa, com balões e papagaios tradicionais brasileiros, as famosas pipas do Brasil.

O ateliê gratuito de construção de papagaios para crianças tem também um carater solidário, uma vez que os participantes serão convidados a efetuar um donativo livre a favor da ONGD Helpo, para apoiar a intervenção desta associação nas comunidades carenciadas do norte de Moçambique.

O Festival do Mundo está integrado na iniciativa “One Sky, One World”, que decorre em simultâneo em dezenas de países em todo o mundo, e que celebra o Dia Mundial da Paz com o lançamento de papagaios, com o objetivo de sensibilizar para a promoção da proteção do planeta, para a paz e para o entendimento global.

Também por isso, todos os participantes serão convidados a desenhar ou escrever palavras de paz, que serão depois içadas num dos papagaios para, num gesto simbólico, transmitir uma mensagem de solidariedade entre os povos.

O Festival do Mundo terá ainda vários momentos de homenagem a Mário de Carvalho, um dos percursores em Portugal dos festivais nacionais e internacionais de papagaios, para acentuar a mensagem de amizade e paz, que eram seu apanágio nos festivais que organizava.

O evento, organizado pela Associação Cabeças no Ar…Te e pela Helpo, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Meteoro e do Carcavelos Surf Center, contará ainda com atuações da orquestra de percussão Batucando.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT