Na cidade

A floresta encantada e secreta às portas da Peneda-Gerês está toda iluminada

As luzes dos passadiços da região ligaram-se dia 1 de dezembro, quinta-feira. O percurso ficou ainda mais mágico.
Está mesmo mágica. Foto: Freguesia de Cabana Maior

O Minho está repleto de paisagens arrebatadoras e lugares que deixam qualquer um maravilhado. Apesar da sua beleza natural, ainda há muitos locais que permanecem desconhecidos. Às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês, na zona de Lagoas de Travanca, há uma floresta encantada que abriga múltiplas espécies de plantas diferentes, uma zona ribeirinha com várias quedas de água e um dos mais bonitos trilhos para se percorrer durante a época natalícia.

Situados em Arcos de Valdevez, os passadiços da região iluminaram-se, pelo segundo ano consecutivo, com as cores natalícias e ganharam uma nova vida. O trajeto iluminado, uma iniciativa promovida pela junta de freguesia e o conselho diretivo dos baldios de Cabana Maior, foi inaugurado esta quinta-feira, 1 de dezembro, e as luzes vão manter-se ligadas até 15 de janeiro.

O trilho só pode ser feito a pé e estende-se ao longo de 400 metros. Para aproveitar bem toda a experiência, a caminhada deverá demorar cerca de 40 minutos. A iluminação está “adaptada à paisagem natural, tão simples quanto possível, permitindo aos visitantes serem totalmente absorvidos por uma experiência diferente”, refere a junta de freguesia.

Durante o percurso pelo bosque de árvores nos passadiços iluminados, os visitantes irão encontrar várias figuras espalhadas pela floresta. As luzes estão ligadas todos os dias, das 17 horas às quatro da manhã.

Mais do que assinalar e celebrar a quadra, a ação quer chamar a atenção para a recuperação de uma área que foi atingida por um grande incêndio há precisamente 15 anos. Na altura, milhares de hectares do único parque nacional do País ficaram destruídos.

Atualmente, em fase de reflorestação da zona ardida com mais de 50 mil árvores, consideraram “de maior importância assinalar esta data, num formato diferente do habitual das celebrações de Natal. Como? Iluminando uma área que tem resistido a sucessivos incêndios, como é o caso da zona das lagoas da Travanca, um lugar mágico, por isso nomeada como floresta encantada.

De seguida, carregue na galeria para ver as incríveis imagens dos passadiços com luz.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT