Mundu Nôbu é uma expressão cabo-verdiana que significa “mundo novo”. Dino D’Santiago usou-a para batizar o álbum que lançou em 2018 e que iniciou uma trilogia de discos em que explorou as suas raízes, a história do país e aquela que acredita ser a “Nova Lisboa”.
Sempre ativo nas causas políticas e sociais — e com letras que apelam à ação —, o músico deu este ano mais um passo no sentido de transformar a sua realidade. Desta vez, focou-se sobretudo nos mais jovens.
Em maio lançou, com a editora Liliana Valpaços, o projeto Mundo Nôbu,, que visa empoderar e formar jovens em contexto vulnerável e de grupos sociais menos representados, ajudando-os a criarem os seus projetos de vida e a serem eles mesmos agentes de mudança. Por enquanto, o projeto é exclusivo para grupos dos 14 aos 18 anos, residentes em bairros sociais de Lisboa. Mas a ideia é expandir a iniciativa. E é aqui que entra o apoio da FNAC nesta época de celebração.
Até 6 de janeiro, nas várias lojas da grande marca de cultura e entretenimento e também online, é possível fazer donativos, a partir de 1€, para este projeto.
“Para a Mundu Nôbu é muito importante ter um parceiro como a FNAC, alinhado com a nossa missão, para darmos continuidade ao que temos vindo a desenvolver. Com os donativos dos clientes da FNAC, vamos conseguir amplificar a nossa mensagem e alocar mais recursos para continuar a construir este ‘mundo novo’, mais justo e inclusivo, e ajudar estes jovens a terem o futuro que desejam”, adianta Dino D’Santiago.
O valor angariado tem como principal foco alargar a atuação da Mundo Nôbu, capacitando-a para apoiar mais jovens. Além disso, esta campanha solidária pretende “mudar mentalidades, reconhecer e valorizar jovens de comunidades menos representadas, abrindo espaço para se tornarem vozes mais ativas na sociedade”.
O donativo tem o retorno simbólico de um marcador de livros da ONG para o cliente. No site estarão disponíveis para venda T-shirts Mundu Nôbu, cujo valor líquido reverte na totalidade para a associação.
“Para a FNAC, esta parceria é muito mais que uma campanha de Natal, é um compromisso com a transformação social. Acreditamos no poder transformador da cultura enquanto peça-chave para um futuro mais igualitário, e a Mundu Nôbu personifica essa visão”, afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal.
Esta iniciativa vai contar ainda com uma programação especial durante novembro e dezembro, com talks dedicadas aos temas de inclusão e combate ao racismo. O evento de apresentação acontece no dia 26 de novembro, às 18 horas, na FNAC Colombo.
A par destes eventos, é ainda possível encontrar ao longo deste período — mesmo a tempo do Natal —, uma secção com bibliografia recomendada com curadoria de Dino D’Santiago para um “mundo nôbu”.