Na cidade

“A Foda dos Nus”: a estátua erótica de 9 metros que está a chocar os portugueses

É uma obra do artista Custódio Almeida, que pretende romper preconceitos em relação à sexualidade.
Demorou dois anos a ser construída. Foto: Custódio Almeida.

Em maio, os moradores de Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul, depararam-se com uma nova escultura inesperada quando saíram de casa. Com nove metros de altura, ninguém ficou indiferente a esta insólita obra de arte que pode ser visitada no Espaço Arte Dança Nua. 

“A Foda dos Nus” é uma escultura da autoria do artista Custódio Almeida, natural de São Cristóvão de Lafões, conhecido pelas suas obras impactantes focadas no universo feminino e na nudez. A polémica escultura representa “dois corpos nus que contam histórias de intimidade”, como refere o artista numa entrevista à RTP.

Com o objetivo de romper preconceitos em relação ao sexo e à nudez e quebrar tabus, o objetivo do escultor é criar obras que choquem a sociedade, que considera estar ainda “um bocadinho fechada” no que diz respeito à arte.

“Esta obra é um pouco a minha pessoa que se transforma, é a minha metamorfose onde retrato a minha personagem nu. É um pouco o mundo, o quebrar pedra para que as pessoas sejam mais libertas”, explica o artista, cuja imagem de marca são os círculos e o nu.

A escultura em pedra pesa cerca de 60 toneladas e demorou dois anos a ser construída.

O espaço Arte Dança Nua, um ponto de referência na região com seis hectares, conta ainda com uma mostra de obras de outros artistas que foram desafiados por Custódio Almeida para apresentarem as suas criações artísticas. Trata-se de um circuito criado pelo artista que possui várias esculturas com cerca de 13 metros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT