Na cidade

34 graus negativos: batido recorde da temperatura mais baixa de sempre na Península Ibérica

Plataformas não oficiais registaram nos Pirinéus um valor sem precedentes, durante esta madrugada.
O inverno está a ser muito frio.

Que está muito frio em Portugal, já ninguém duvida. Que as temperaturas baixas vão manter-se por tempo indeterminado, foi hoje confirmado, como a NiT já noticiou. Mas que estão a ser batidos recordes de mínimas na Península Ibérica, é novidade. E são mesmo aqui ao lado.

Segundo o “Jornal de Notícias”, várias estações que mostram valores de temperatura em tempo real, algumas geridas por aficionados de fenómenos e do clima, acreditam que foi atingida a temperatura de -34,1º C em Clot del Tuc de la Llança, nos Pirinéus, na província de Lérida, durante esta madrugada.

A temperatura negativa de -34,1 ºC foi registada pelo Projecte 4 Estacions, um grupo de adeptos da meteorologia, mas a partir dos números de duas plataformas não oficiais, o site Meteo Valls d’Àneu e o MeteoPirineu.com, pode ver-se que o recorde de frio terá sido marcado pelas 4h19 desta quarta-feira, em Espanha. Estes sites recebem dados da estação meteorológica instalada numa estância de ski, diz o jornal “La Vanguardia”, citado pelo JN.

A maior parte de Espanha, tal como grande parte de Portugal, está sob avisos amarelos nos próximos dias devido à persistência do tempo frio, que deverá continuar até pelo menos à próxima semana e que pode até ser agravado pelo vento da depressão Filomena, entretanto a chegar à Península Ibérica.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT