À primeira vista parece confundir-se com um tornado, mas o fenómeno que foi avistado em vários pontos do distrito de Santarém no passado sábado, 15 de março, é na verdade uma nuvem funil. O momento foi registado por várias pessoas que partilharam as imagens através da página de Facebook “Meteo Trás-os-Montes”.
O fenómeno atmosférico foi avistado em localidades como Santarém, Almeirim, Cartaxo, Glória do Ribatejo e Casével. Ao que tudo indica, não tocou em terra.
A nuvem funil é a fase inicial do desenvolvimento de um tornado, que acontece quando esta toca no solo. Também conhecida como nuvem de condensação, estende-se a partir de uma nuvem cumuliforme, associada a uma coluna de ar rotativa. Geralmente ocorre quando há ventos rotacionais dentro de uma nuvem, o que cria uma circulação atmosférica que vai em direção ao solo.
Esta não foi a primeira vez que um fenómeno semelhante foi avistado em Portugal. Em agosto de 2023, a nuvem com um formato peculiar também foi vista em Lisboa e arredores, o que gerou uma série de interpretações. Para uns, assemelhava-se a um donut, enquanto para outros mais parecia uma argola.