Na cidade

Foi inaugurado em Pombal um monumento polémico que está a enfurecer as redes sociais

Poucos foram os que ficaram satisfeitos. Acumulam-se críticas e comparações sobre a forma da obra.
Este monumento é sem dúvida único.

Há um novo monumento numa aldeia de Pombal que tem estado a incendiar as redes sociais. O Memorial ao Bodo foi inaugurado no dia 20 de junho, em Abiul, numa cerimónia que contou com várias presenças políticas, como o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Alves Mateus e a a presidente da Assembleia Municipal de Pombal, Fernanda Guardado.

O momento teve direito a grande difusão nas redes sociais, que rapidamente se insurgiram contra a forma pouco percetível do Memorial. A polémica tem sido tanta que a autarquia se viu mesmo obrigada a apagar os comentários que entretanto surgiram na publicação e a impedir novas reações.

No entanto, as críticas não pararam e estão presentes em várias publicações de páginas locais. Na Farpas Pombalinas, uma página local de Facebook, é possível ter alguma ideia das críticas à construção. “Isto é tão, tão mau!”, refere um dos comentários, enquanto outros se focam em comparações mais escatológicas: “Inicialmente pareceu-me uma sanita” ou “falta o resto desta tampa de sanitários!”. 

Há ainda quem se queixe do custo — até ao momento desconhecido — da obra. “Dinheiros públicos mal administrados. Inauguração desta merda vejam só? A tampa da sanita, deveria estar levantada… Quanto será que terá custado essa obra de “arte” ? 100 mil? 250 mil?”, questiona outra utilizadora do Facebook.

O Memorial ao Bodo foi construído numa colaboração entre a Tertúlia Berço da Tauromaquia e o professor e escultor Fernando Freire (que ficou também encarregue da coordenação artística da mesma). Segundo Fernando Freire, “o memorial simboliza o secular bolo que era distribuído pela população aquando das tradicionais festas do Bodo.”

TERRITÓRIO DE PEDRA | Abiul inaugura Memorial ao Bodo No âmbito do projeto Territórios de Pedra lançado este ano pelos…

Posted by Município de Pombal on Sunday, June 20, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT