Na cidade

Foi sentido um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter na ilha de São Miguel

Outra ilha dos Açores que está a ser marcada pelos abalos é São Jorge, onde já foram sentidos 270 tremores de terra.
Foi considerado ligeiro.

Foi registado esta quinta-feira, 19 de maio, um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter na ilha de São Miguel, adiantou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). O abalo foi sentido pelas 11h13 locais (12h13 em Lisboa). O organismo acrescenta que o epicentro se registou a cerca de 55 quilómetros da freguesia da Várzea, no concelho de Ponta Delgada. Na freguesia dos Mosteiros, foi sentido com intensidade máxima de IV na Escala de Mercalli Modificada.

Na escala de Richter, os sismos são classificados de acordo com a sua magnitude, dividindo-se em micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0 a 2,9), pequeno (3,0 a 3,9), ligeiro (4,0 a 4,9), moderado (5,0 a 5,9), forte (6,0 a 6,9), grande (7,0 a 7,9), importante (8,0 a 8,9), excecional (9,0 a 9,9) e extremo (superior a 10). Devido à sua magnitude, o sismo desta quinta-feira pode ser considerado ligeiro. 

Já a escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição.” Quando há um tremor de intensidade IV, o abalo é “sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam”. Sentimos também uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, explica o IPMA. A escala prolonga-se até a uma intensidade XII, onde se verificam “grandes massas rochosas deslocadas, conformação topográfica distorcida e objetos atirados ao ar”, descreve o Instituto.

Este sismo foi sentido com a intensidade máxima IV nesta escala, sendo considerado “moderado.”

Outro território dos Açores que está a ser bastante marcado pelos abalos é a ilha de São Jorge. Desde 19 de março, quando começou a atividade sismovulcânica, já foram registados mais de 33.700 sismos, embora apenas 270 desses tenham sido sentidos pela população. A ilha de São Jorge continua em nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT