Na cidade

Foram doados mais de 200 brinquedos no Mercado de Natal EDP Planeta Zero

Também foi possível alugar os famosos Pinheiro Bombeiro e realizar vários workshops neste espaço sustentável.
Não faltou o Pai Natal para animar o mercado

A sustentabilidade é um tema que tem ganho cada vez mais atenção em Portugal. Aliás, em 25 por cento das casas portuguesas já são feitas escolhas mais cuidadas, tanto na compra dos produtos como na adoção de algumas medidas que contribuam para um planeta mais saudável. Alguns desses exemplos são a poupança da água ou a redução do consumo de embalagens descartáveis. Estes números 

Estes números fazem parte de um estudo realizado pela agência internacional Kantar, no verão deste ano. O documento adianta ainda que esta percentagem continua a aumentar consideravelmente. Em 2025, prevê-se mesmo que metade da população será “ecoativa”.

A EDP tem contribuído significativamente para este paradigma em Portugal, com a realização de várias ações para melhorar a consciência ambiental. A mais recente foi a primeira edição do Mercado de Natal EDP Planeta Zero & Pinheiro Bombeiro, onde não faltaram ideias para compras de Natal mais sustentáveis e que serviu para promoveu a economia circular. Neste âmbito, até houve uma troca de brinquedos entre as famílias visitantes, que terminou com a entrega de mais de 200 brinquedos a quatro associações — Ajuda de Mãe, Associação Sol, Fundação Bonfim e Cerci Braga. No final, o resultado foi o esperado: centenas de crianças ficaram muito mais felizes neste Natal.

Várias marcas portuguesas e sustentáveis puderam também aproximar-se do público, mostrando diferentes opções de produtos, desde a comida à cosmética, passando por utensílios de cozinha, artigos de limpeza e até pela compra de roupa em segunda mão — uma moda que está a ganhar adeptos em Portugal. Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de aprender práticas mais amigas do ambiente, como fazer a própria horta em casa, embrulhos de Natal sustentáveis ou até criar o próprio sabão ao longo dos mais de 45 workshops gratuitos realizados nos vários dias do Mercado. 

O evento, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, teve ainda a preocupação de recolher os conhecidos Pinheiro Bombeiro, a ativação que permite o aluguer de um pinheiro verdadeiro para o Natal e a partir do qual parte do valor é doado para a compra de material para os Bombeiros Voluntários portugueses. 

Com mais de 18 mil visitantes, foram oferecidas centenas de lâmpadas sustentáveis para promover a eficiência energética no País e mais de mil miúdos enviaram a partir daqui as suas cartas com pedidos de presentes através da campanha Pai Natal Solidário, dos CTT.

A EDP Comercial continua agora a sua jornada pela sustentabilidade com o programa Planeta Zero, que teve mais de 28 mil novas inscrições só neste mercado. O projeto tem dicas e desafios que promovem uma vida mais sustentável e saudável.

Este artigo foi escrito em parceria com a EDP Comercial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT