“É uma profissão de pessoas para pessoas”. Esta é a conclusão sobre o imobiliário de David Carapinha, CEO da Home Tailors, uma agência de luxo que nasceu em 2017 e está em expansão.
É essa a visão do especialista que acredita que mais do que vender uma casa, “o trabalho é muito centrado na relação com o cliente”. “É preciso gerir e dar a resposta certa a sonhos, dificuldades, planos de família ou relacionados com heranças ou negócios”, relata. No fundo, trata-se aqui de uma gestão de expectativas, tanto do lado de quem quer vender como de quem quer comprar.
O objetivo da Home Tailors passa por se destacar da concorrência, apoiando-se nos melhores vendedores no mercado e, para isso, conta com uma oferta de formação para todos os que trabalham na empresa. “Democratizámos a formação. Muitas pessoas que se iniciam nesta atividade acabam por não ter sucesso por não terem capacidade de investir no conhecimento”, adianta o CEO de 39 anos e que sabe bem o que é esta lacuna.
David Carapinha acabou no ramo imobiliário por completo acaso em 2010. Desempregado, foi nesta área que encontrou uma porta para enfrentar a crise que o País atravessava. O próprio admite que os primeiros seis meses a tentar vender casas “foram duros”, em parte por causa desta falta de formação na área de vendas ou imobiliário. Mas depois de alguns bons resultados, o rumo mudou e começou a ver aqui o seu futuro.
Hoje, conhecendo bem as dificuldades no arranque desta profissão, quer colmatar esta falha. “Disponibilizamos, presencialmente ou online, mais de 600 horas de formação gratuita e certificada. Isto permite aos colaboradores aprenderem sobre home staging a finanças ou técnicas de venda, fotografia e marketing digital. Desta forma conseguem adequar o plano de formação ao seu gosto e necessidades”, explica.
A par de colaboradores formados, com mais capacidades, a Home Tailors aposta na comunicação cuidada e na tecnologia, que é uma forte aliada na altura de fazer os compradores perceber que as suas casas de sonho podem ser uma realidade.
“O imóvel está ainda em obras mas conseguimos mostrar o resultado final através de projetos 3D ou recorremos ao home staging digital para que o cliente fique descansado se, por exemplo, tiver dúvidas sobre se o sofá que já tem cabe na sala da casa que pretende comprar ou até testar se a quantidade de roupa que tem cabe no roupeiro.”
Mas além desta possibilidade de visualizar aquilo que ainda não é palpável, a tecnologia é útil noutras vertentes deste serviço, como averiguar os valores de mercado. No site da Home Tailors há uma ferramenta gratuita, disponível a qualquer pessoa, onde com apenas a localização é possível saber o intervalo de valores das casas numa determinada rua do País. Tudo isto tem um simples objetivo: “Encontrar imóveis adequados às necessidades dos clientes, ou seja, boas soluções para as famílias mas também para os investidores”.
De momento a Home Tailors conta com sete agências físicas, todas localizadas nas zonas de Lisboa, Almada e Mafra, e mais de 120 colaboradores. Mas o crescimento já se está a acontecer. “O nosso plano de expansão está bem delineado. Passa por chegar às 30 agências em todo o País — no continente e chegar também às ilhas — e contar com mais de mil profissionais”, revela.
Carregue na galeria para ver algumas das casas disponíveis na Home Tailors que já apresentámos na NiT.