Na cidade

As incríveis imagens da inédita aurora boreal em Portugal

O fenómeno muito raramente visto no nosso País iluminou diferentes distrito na noite desta sexta-feira.
Incrível.

Na noite desta sexta-feira, 10 de maio, os céus de Portugal ficaram pintados de várias cores graças às auroras boreais. O fenómeno foi observado em sítios menos iluminados e longe dos polos urbanos.

As auroras foram vistas em distritos como Viseu, Coimbra, Guarda ou Portalegre. Este acontecimento, que normalmente é comum nos países nórdicos, deu-se devido a uma tempestade eletromagnética de grande intensidade. Foi mesmo uma das maiores dos últimos anos.

As auroras boreais quando partículas carregadas de eletricidade vindas do Sol colidem com a atmosfera terrestre. Quando as tempestades solares são mais fortes, como foi o caso desta, produz cores mais avermelhadas, em tons rosa, laranja ou roxo.

Não foi apenas em Portugal que isto aconteceu. Os céus de França, Itália, Suíça, Alemanha, Áustria, Ucrânia, Rússia, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia também ficaram iluminados.

Segundo os serviços meteorológicos norte-americanos, poderão surgir novas auroras boreais ao longo deste fim de semana. Isto significa que apenas precisa de ficar atento ao céu para ver um dos fenómenos mais deslumbrantes da natureza.

Carregue na galeria e veja as fotografias das auroras em Portugal e na Europa.

.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT