Na cidade

Fronteiras com Espanha devem reabrir já este sábado

Esta quinta-feira, 29 de abril, há Conselho de Ministros e adivinham-se novidades.
Fronteiras vão reabrir.

Esta quinta-feira. 29 de abril, há Conselho de Ministros e uma das possibilidades em cima da mesa é a reabertura de fronteiras entre Portugal e Espanha. O “Público” avança que esta reabertura deverá ser anunciada neste dia, à saída da reunião, para entrar em vigor ainda no sábado, 1 de maio.

A reabertura deverá avançar na sequência de um despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da ministra da Saúde, Marta Temido, revela ainda o mesmo jornal.

Recorde-se de que as fronteiras entre Portugal e Espanha foram encerradas no final de janeiro, numa decisão apoiada pelos dois países devido à pandemia. Desde então, era apenas permitida a circulação entre os dois territórios em pontos de passagem autorizados e para exceções como serviços de urgência, transporte de mercadorias, por razões de trabalho ou para quem estava de regresso ao seu local de residência habitual.

O encerramento temporário foi sendo prolongado, como forma de ajudar a conter a propagação do vírus. Com as melhorias recentes verificadas em ambos os países, haverá agora margem para reabrir fronteiras.

A mesma reunião de Conselho de Ministros deverá servir para anunciar a entrada em vigor da situação de calamidade, que irá substituir o Estado de Emergência que tem vigorado, permitindo assim manter boa parte das medidas de combate à Covid-19. Na segunda-feira, 3 de maio, o País avança para a nova fase de desconfinamento, embora haja ainda concelhos com um ritmo diferente de reabertura.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT