Na cidade

Futebol, Papa e política: os temas mais pesquisados no Google em Portugal este ano

A plataforma voltou a revelar as personalidades e os acontecimentos que mais geraram curiosidade aos portugueses em 2023.
Há algumas surpresas.

Já se tornou uma tradição: todos os anos, no mês de dezembro, a Google revela as palavras mais populares na pesquisa em Portugal e no mundo para perceber os acontecimentos que mais chamaram a atenção dos internautas. A empresa revelou esta segunda-feira, 11 de dezembro, os temas, momentos, personalidades e outros tópicos sobre os quais os portugueses quiseram saber mais em 2023.

Cristiano Ronaldo foi o futebolista mais pesquisado no Google não só este ano, como nos últimos 25. Em Portugal, outro nome que liderou o ranking foi Enzo Fernández, antigo jogador do Benfica que foi transferido para o Chelsea logo no início de 2023.

António Costa foi a figura nacional mais pesquisa e o Papa Francisco foi a personalidade internacional que liderou as buscas. Não é difícil perceber porquê: o nome do antigo primeiro-ministro começou a ser mais pesquisado após a sua demissão, que culminou com a marcação de eleições para março de 2024. O segundo, devido à Jornada Mundial da Juventude.

Já no que diz respeito a entretenimento, as produções mais populares na pesquisa em Portugal foram “Oppenheimer”, “Barbie” e “Rabo de Peixe”. Na música, os grandes destaques foram o cantor português Pedro Mafama, que colocou o País a cantar “Olariolé”, a artista colombiana Shakira, devido ao interesse pela sua vida amorosa, e a banda britânica Coldplay, que esgotaram os quatro espetáculos que deram em Portugal.

“O que é o Hamas?” foi uma das perguntas para a qual os portugueses mais procuraram resposta no Google, na sequência do ataque do grupo a Israel (a 7 de outubro) e consequente investida de retaliação na Faixa de Gaza. A questão sobre o que é o ChatGPT surge logo depois na lista das mais pesquisadas.

O ranking é baseado na compilação de triliões de pesquisas e informações de várias fontes (incluindo através da ferramenta Google Trends, bem como outras plataformas associadas). A empresa faz depois uma filtragem aos dados brutos (para eliminar spam e repetições, por exemplo) para obter a lista mais fidedigna possível.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT