No meio de tanta incerteza social, económica e política, as famílias portuguesas têm passado os últimos anos a refazer as contas da vida. Mas há uma nova marca de energia em Portugal que lhes quer trazer alguma leveza — pelo menos neste setor.
A Rockwatt lançou-se recentemente no mercado da eletricidade e já tem ofertas imperdíveis para os consumidores. A mais recente é um passatempo que tem como prémio um ano de eletricidade grátis, para três famílias.
Para participar neste giveaway existem apenas duas condições. Ser cliente doméstico Rockwatt (atual ou que adira até ao final de agosto) com contrato de eletricidade ativo e que tenha uma potência contratada entre 3,45 e 6,9 kVA. Com isso garantido, já pode avançar para os passos seguintes.
Primeiro deve preencher o formulário e depois seguir a página de Instagram da Rockwatt. Segue-se a fase criativa do passatempo. Tire uma fotografia original onde mostre o momento mais energético do seu dia — seja no trabalho, no treino ou até na cozinha. Na publicação deve identificar o perfil da marca e incluir em parte da sua legenda original a frase “Eu sou Rockwatt! E tu?”. Não se esqueça ainda de identificar amigos para os convidar a aderir a este novo formato de energia.
O passatempo decorre até 31 de agosto e os três vencedores vão ser revelados no dia 15 de setembro. Já o critério para a escolha é simples: “Fotos com criatividade e alegria, será a base da nossa escolha”, segundo os responsáveis. Apesar de no final só existirem três grandes vencedores, a Rockwatt não deixa nenhum cliente sem uma oferta. Desta forma, todos os participantes ganham 5€ de crédito na fatura de outubro de 2025.
A nova tarifa para poupar na conta da luz e entrar “no ritmo certo”
O grande destaque da Rockwatt — e que a diferencia de outras marcas de energia — é o plano Autorock. Este modelo baseia-se em análises do mercado diário (OMIE) e do mercado de futuros (OMIP) que, de forma automática sem ser necessária qualquer intervenção ou decisão do cliente, coloca o contrato num plano indexado ou flexível — consoante seja mais vantajoso na altura.
“O que oferecemos no plano Autorock é um modelo em que os clientes estão indexados e quando o preço está baixo têm uma tarifa flexível. Já quando o preço sobe acima da nossa tarifa fixa, mudamos os clientes para esta, para estancar a subida de preço. É o melhor de dois mundos”, refere Pedro Morais Leitão, sócio fundador da Rockwatt.
Isto significa que, face ao preço fixo de mercado, é possível os clientes pouparem entre 30 a 60 por cento na conta da eletricidade. “Neste momento, o mercado regulado está acima dos 16 cêntimos e nós há dois meses que estamos à volta dos 10 cêntimos na tarifa indexada”, acrescenta.
Mas a Rockwatt vai além do fornecimento de energia e quer aliar o serviço a uma vertente de lifestyle, posicionando-se mais perto dos consumidores. Para isso, tem nos seus planos um forte investimento de ofertas e presenças nos eventos mais populares do País.
“Queremos proporcionar experiências — desde ir a um concerto, um festival, ir ao cinema. Estamos a juntar uma oferta competitiva a deixar que os nossos clientes se divirtam connosco”, explica. Isto traduz-se em parcerias com eventos para os quais a empresa oferece bilhetes.
Se está a ponderar mudar de fornecedor de energia, não se deixe enganar com a ideia de que é um processo complicado. A mudança para a Rockwatt é simples e feita exclusivamente online. Basta preencher o formulário e anexar os documentos pedidos (se não houver alteração de titular nem há anexos). O switch entre a atual distribuidora e a Rockwatt demora depois entre um a dez dias.