Na cidade

Go Girl: as excursões sem homens que promovem e celebram a “liberdade de ser mulher”

Isabel Silva tem boas memórias dos passeios que fez com a avó pelo País. Agora, decidiu dar um upgrade às viagens de grupo.
É só para mulheres.

A pensar na avó, nas muitas excursões que fizeram juntas pelo País, Isabel Silva decidiu recriar o conceito. Com um twist: são viagens em grupo, sim, mas mais adaptadas “aos tempos atuais” e exclusivamente para mulheres.

Numa fase da vida em que sentia que lhe “faltava algo”, arranjou coragem para correr atrás do que realmente queria e fundou a Go Girl!. O objetivo é “oferecer experiências únicas em Portugal, onde a cultura e a diversão se unem numa aventura memorável no feminino”. 

Aos 45 anos, Isabel sentia-se um pouco perdida profissionalmente. Mãe de dois filhos, vive em Leça da Palmeira, é formada em Engenharia do Ambiente e trabalhou muitos anos nessa área, até que se aventurou pelo mundo comercial numa empresa têxtil, na Póvoa de Lanhoso, mas as saudades que tinha de passar mais tempo com os miúdos falaram mais alto e decidiu regressar a casa.

“Não sou uma pessoa que gosta de estar parada e fui trabalhar para a clínica dentária do meu marido. Mesmo assim, sentia que me faltava alguma coisa, algo que fosse só meu”, começa por contar à NiT. Aquele “vazio” levou-a fazer sessões de coaching e terapia com uma psicóloga, no ano passado, e percebeu que precisava de voltar a fazer atividades “que lhe davam gozo”.

Nessa fase, os dias passados com a avó pelo País foram voltaram a ser uma memória muito presente. “Acompanhava-a muitas vezes às excursões de terceira idade, mas as tardes eram uma seca porque eram só palestras. Pensei resgatar esses passeios, mas com um upgrade. Queria que fosse mais divertido, só com mulheres”, adianta.

A ideia não era complemente nova na vida de Isabel. Em 2013, criou um grupo no Messenger, as “Just Girls”, com amigas e conhecidas, onde cada uma planeava, à vez, uma atividade em conjunto, de caminhadas a jantares. “Depois registávamos tudo num livro, com as fotografias, os momentos mais engraçados e as piadas. Pensei que podia ser giro transformar isto em algo mais profissional”, sublinha. 

Com o lema “life is a journey, enjoy the ride” (isto é, “a vida é uma viagem, aproveita o caminho”), criou assim a Go Girl!. “A missão é celebrar e empoderar o universo feminino, graças a eventos que promovam o desenvolvimento pessoal e a liberdade de sermos mulheres”, explica.

Ao longo de todo o ano, todas podem embarcar em novas aventuras à descoberta de Portugal, num ambiente descontraído e com algumas surpresas pelo meio. A primeira experiência terá lugar já no próximo dia 30 de setembro, com destino a uma cidade que Isabel conhece bem: Póvoa de Lanhoso.

O ponto de encontro é no Mercado de Matosinhos, onde estará um autocarro à sua espera, por volta das 8h30. Durante o dia, o grupo vai descobrir alguns encantos do Minho. A primeira paragem é para conhecer o Santuário de São Bento da Porta Aberta. O segundo momento do dia é um passeio de barco pelas águas do rio Caldo, que terminará com um almoço. A tarde vai ser passada numa casa de turismo rural, num alugado para o efeito, “num ambiente mais exclusivo, longe dos olhares de outras pessoas”. “Vamos ter música, um bar com uma barwoman, uma palestra sobre empoderamento feminino e uma masterclass de maquilhagem”, destaca.

A excursão, com um mínimo de 25 mulheres, custa 111€. O valor inclui a viagem para o destino em autocarro, refeições (almoço e lanche), atividades (palestra e workshop), passeio de barco e os seguros obrigatórios Pode comprar o “pink ticket” online.

Depois, o objetivo de Isabel é continuar a organizar estas atividades, pelo menos, uma vez por mês. As primeiras vão acontecer em Portugal, mas já há planos para, no futuro, partirem à descoberta de destinos fora do País. 

 

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT