Na cidade

Ciclistas portugueses já podem ver no Google Maps os melhores percursos

A plataforma de geolocalização passa a incluir informação para quem prefere deslocar-se a pedalar.
Uma boa ajuda.

Tem sido uma tendência crescente nos últimos anos, um pouco todo o mundo. Seja por causa de algum receio durante as fases mais críticas da pandemia em utilizar transportes públicos; ou em prol do ambiente, da vida mais saudável e até da carteira — o certo é que pegar na bicicleta está a tornar-se um hábito para muitas pessoas.

O Google Maps anunciou esta quarta-feira, 27 de outubro, uma novidade: a plataforma, que já oferecia indicações para viajar de carro, transportes públicos ou a pé, passa a indicar a forma mais eficiente de se deslocar entre dois de bicicleta, em Portugal. Para isso, só tem de escolher o percurso, tipo de superfície que melhor se adapta a cada um e seguir as instruções de navegação.

Segundo a empresa, o desenrolar da nova funcionalidade em Portugal inicia-se agora e irá decorrer ao longo dos próximos dias, até passar a estar disponível para todos os utilizadores da aplicação. Além do caminho que deve tomar, é possível conhecer as ciclovias que pode usar em cada zona, cidade ou região que escolher.

A plataforma adianta ainda que, para este lançamento, trabalhou com o ciclovias.pt e com a Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizaram o mais recente mapa de redes cicláveis do País. O objetivo é que esta passe a ser uma ferramenta para que todos possam “circular com segurança, evitar aglomerações, ter uma alternativa mais sustentável na deslocação, praticar desporto ou simplesmente passear e divertirem-se”, conclui a empresa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT