Na cidade

Governo proíbe circulação entre concelhos no primeiro fim de semana de novembro

A decisão foi tomada esta quinta-feira, 22 de outubro, em Conselho de Ministros. Vale do Sousa também sofre mais restrições.
É melhor adiar qualquer viagem

O aumento progressivo de casos de Covid-19 forçou o Governo a tomar medidas mais musculadas no controlo da pandemia. A mais recente passa pela proibição de circulação entre concelhos do território continental no primeiro fim de semana de novembro.

A decisão foi avançada em conferência de imprensa pela ministra Mariana Vieira da Silva, após reunião do Conselho de Ministros que teve lugar esta quinta-feira, 22 de outubro. A decisão será aplicável a partir da meia-noite de 30 de outubro e até à meia-noite de 3 de novembro.

O fim de semana no qual se celebra o Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia dos Finados é habitualmente de romaria aos cemitérios, pelo que o governo decidiu agir de forma antecipada, evitando aglomerações e ajuntamentos.

Além desta medida, o Conselho de Ministros decidiu também “prestar homenagem a todos os falecidos e vítimas da pandemia de Covid-19”, assinalando um dia de luto, declarado para 2 de novembro.

Na reunião foi também aprovada uma resolução que aplica medidas especiais de controlo da pandemia a três concelhos gravemente afetados nas últimas semanas: Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira.

O conjunto das medidas é em tudo semelhante ao que foi anteriormente aprovado para 19 freguesias de Lisboa. A saber: o dever de permanência no domicílio à exceção de uma série de atividades, entre elas o trabalho, a escola e outras; a proibição de eventos com mais de cinco pessoas; o encerramento de todos os estabelecimentos até às 22h; teletrabalho obrigatório para todas as funções que o permitam; suspensão de visitas a lares e estabelecimentos de cuidados continuados; e finalmente a proibição de feiras e mercados de levante.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT