Na cidade

Governo reúne ainda esta quarta-feira com epidemiologistas para debater fecho de escolas

Reunião confirmada no dia em que Portugal bateu novo recorde de casos diários.
Escolas poderão fechar.

Portugal enfrenta neste momento a fase mais grave da pandemia. Esta quarta-feira, 20 de janeiro, o governo vai reunir com epidemiologistas. O tema em destaque em cima da mesa é a possibilidade de as escolas encerrarem.

A informação é avançada pela “TSF” que explica que Marta Temido, ministra da Saúde, e Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, vão reunir com os especialistas em representação do executivo, numa altura em que António Costa se encontra em Bruxelas. “Amanhã [21 de janeiro] temos Conselho de Ministros e estamos a avaliar a evolução da situação, os números de hoje são particularmente dramáticos”, reconheceu o primeiro-ministro à antena da rádio.

Recorde-se que na terça-feira, 19 de janeiro, no Parlamento, o primeiro-ministro já admitira a possibilidade de as escolas fecharem. “Se a estirpe inglesa se tornou dominante no nosso País, vamos ter de fechar as escolas”, afirmou.

António Costa tem alertado para o custo social e económico, em particular das gerações mais novos, para o impacto do fecho das escolas. Mas admite que “é necessário calibrar para perceber se é necessário tomar mais alguma medida”. O País está em novo confinamento desde dia 15 de janeiro e entretanto já foram adicionadas mais medidas. A questão de encerrar as escolas nesta fase tem sido um dos temas em discussão.

Também nesta tarde quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que a decisão sobre as escolas será tomada “entre hoje e amanhã”. A confirmação foi dada numa resposta a um aluno, durante uma visita ao Liceu Pedro Nunes, em Lisboa.

Os dados revelados esta quarta-feira revelam um cenário trágico. Nas últimas 24 horas, registaram-se dois novos recordes assustadores da pandemia de Covid-19 em Portugal: há mais 14.647 infetados pelo novo coronavírus e mais 219 mortes provocadas pela doença. Desde o início da pandemia, o número total de casos confirmados no País é de 581.605. Ao todo, registaram-se 9.465 vítimas mortais por complicações causadas pela Covid-19.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT