O ministério do Ambiente e Energia está a preparar o lançamento do “E-Lar”, um programa destinado a apoiar financeiramente famílias carenciadas na substituição de eletrodomésticos ineficientes ou que se encontram no fim da sua vida útil.
A iniciativa tem como objetivo “proporcionar apoio direto às famílias e melhorar o conforto nas habitações, mediante a aquisição de equipamentos eficientes e a eletrificação dos consumos, com a intenção de diminuir a pobreza energética e incentivar a reciclagem de aparelhos obsoletos”, conforme explicou uma fonte do ministério ao “Jornal de Notícias”.
Assim, as famílias poderão beneficiar de apoio financeiro para trocar, por exemplo, esquentadores ou fogões a gás antigos por eletrodomésticos elétricos mais eficientes. A medida também inclui a substituição de frigoríficos e máquinas de lavar de classes de eficiência energética inferior-
Inspirada “em modelos internacionais bem-sucedidos”, este apoio visa “simplificar e agilizar o acesso a equipamentos mais eficientes para os consumidores mais vulneráveis”. Relativamente à forma como as verbas serão distribuídas, “os beneficiários serão, diretamente, as pessoas, podendo as Juntas de Freguesia atuar como facilitadoras e intermediárias no âmbito desta iniciativa“, esclareceu a fonte da tutela.
Embora ainda não tenham sido divulgados outros pormenores sobre a medida, deverá contar com um fundo no Orçamento do Estado que poderá chegar a cerca de 50 milhões de euros, adianta o “Correio da Manhã“.