Na cidade

Governo volta a dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

Os trabalhadores dos serviços da administração direta do Estado terão direito a folgar no dia 13 de fevereiro.
Boas notícias.

Já pode começar a preparar o disfarce. A terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, vai voltar a ser dia de descanso para os funcionários públicos, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.

“É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 13 de fevereiro de 2024″, lê-se no despacho assinado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Apesar da terça-feira de Carnaval não constar na lista de feriados definidos na lei, “existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período”. Desta forma, no dia das festividades, apenas irão funcionar os serviços e organismos que, “por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento, em termos a definir pelo membro do governo competente”, continua.

Desde 2015, ano em que António Costa assumiu funções como primeiro-ministro, apenas não foi concedida a tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval uma vez. A exceção ocorreu em 2021, quando Portugal estava em estado de emergência e o dever de recolher obrigatório estava em vigor. As comemorações do Entrudo foram canceladas e o executivo optou por não conceder folga aos funcionários públicos.

O Carnaval já começou em países como Itália. Aproveite e carregue na galeria para ver algumas das melhores imagens dos desfiles e festividades de Veneza.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT