Greta Thunberg, a mais popular jovem ativista ambiental do mundo, anunciou na noite deste sábado, 30 de novembro, que deverá chegar a Portugal na manhã de terça-feira, 3 de dezembro. Depois, segue para Espanha para participar na COP25, a cimeira sobre as Alterações Climáticas.
“Dia 18. Estamos a caminho da Europa. O dia previsto para a chegada é terça-feira de manhã. Vamos chegar à Doca de Alcântara, Lisboa. Esperamos encontrar-vos lá!”, escreveu a sueca de 16 anos no Instagram.
Greta Thunberg está a viajar no veleiro La Vagabonde. O presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso, falou com o jornal “Público” e disse que vai propor que a sua comissão se desloque até ao Porto de Lisboa para receber a ativista.
O Parlamento chegou a convidar a jovem para participar numa sessão, mas, apesar de ainda não estar totalmente confirmado, é provável que Greta Thunberg não tenha tempo para passar pelo edifício da Assembleia da República.
Isso não significa que os deputados não possam demonstrar a sua solidariedade em relação às causas ecologistas. “Tudo faremos para que haja um contacto, ainda que breve, para simbolizar que reconhecemos a sua causa.”