Na cidade

Greve de revisores da CP deixa a noite de São João sem comboios

Se contava sair da festa pela linha férrea, prepare-se. A paralisação vai impedir a circulação de locomotivas suburbanas no Grande Porto.
Vai ser uma noite difícil.

A noite de São João no Porto e arredores não vai ter comboios para os passageiros. O sindicato que representa os revisores entregou na quarta-feira, 7 de junho, um pré-aviso de greve para o período entre as 18 horas de 23 de junho e as 7 horas do dia seguinte. A paralisação afeta os profissionais que pertencem aos depósitos do Porto e de Aveiro da CP – Comboios de Portugal.

Como tal, prevê-se que o serão não vá ser fácil para quem precisa de utilizar este transporte. Afinal, não serão realizados os percursos suburbanos da Área Metropolitana do Porto que contemplam as linhas de Aveiro, Braga, Marco de Canaveses e de Guimarães. É o segundo ano consecutivo em que uma greve impede a CP de reforçar a oferta de transportes públicos numa das noites mais movimentadas do Porto.

A paralisação é justificada, segundo o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), pelo protesto contra a alegada violação de um acordo relativo ao acompanhamento das marchas em vazio (sem passageiros, entre a oficina e a estação), que pode pôr em causa postos de trabalho dos revisores. O sindicato SFRCI manifesta-se ainda contra a “discriminação salarial imposta à maioria dos trabalhadores da CP”.

A empresa transportadora, contudo, alega ter proposto uma subida salarial “uniforme para todos os trabalhadores, num montante aproximado de 50€”. “Ao contrário do que afirma este sindicato, os aumentos salariais de 2023 foram maiores nos trabalhadores com salários mais baixos”, garante. A transportadora afirma ainda que iniciou, no final de maio, um processo para contratar 70 revisores para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

A greve na noite de São João coincide com a paralisação dos revisores a partir da sétima hora de trabalho, que começou na segunda-feira passada, 5 de junho, e que irá durar até 6 de julho. Leia o artigo para saber mais detalhes sobre a situação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT