Há dez anos, o grupo Hilton contava apenas com dois hotéis em território nacional — o Hilton Vilamoura e o Conrad Algarve. Contudo, Portugal tem vindo a consolidar-se como um elemento crucial na estratégia de expansão da multinacional. Os planos da cadeia norte-americana passam por duplicar o número de unidades hoteleiras no nosso País, de 12 para 24, com novas aberturas na Comporta, no Algarve e no Aeroporto de Lisboa.
“Detetamos em Portugal uma enorme oportunidade, face ao significativo crescimento da procura turística, especialmente em Lisboa, onde os níveis de ocupação dos hotéis se assemelham aos de cidades como Paris, Roma ou Barcelona”, detalha o vice-presidente do grupo Hilton para a Europa Continental, David Kelly, aqui citado pelo “Expresso”.
Em 2025, o grupo prevê dar início à operação do Santo André Beach Hotel, naquela que será a estreia de uma marca hoteleira internacional na Comporta. Com aproximadamente 44 quartos e uma localização privilegiada frente à praia, o empreendimento em plena natureza fará parte da Tapestry Collection by Hilton.
“Este empreendimento na Comporta está a suscitar um interesse considerável entre as nossas equipas, que perguntam repetidamente sobre a sua abertura,” revela diretor-geral de desenvolvimento da Hilton em Espanha e Portugal, Carlos Miró.
Além disso, um acordo recente permitirá também a construção de um novo hotel em Lisboa, na zona de escritórios adjacente ao Aeroporto Humberto Delgado. O Double Tree by Hilton Lisbon Airport contará com 199 quartos e 20 suítes, com abertura agendada para o próximo ano, tornando-se assim a sexta unidade do grupo na capital.
Outra novidade prevista para 2025, é a transformação do atual Dom Pedro Marina, situado nas proximidades da Marina de Vilamoura, uma unidade hoteleira da marca Canopy. Se o projeto for concretizado, o grupo Hilton passará a operar cinco empreendimentos no Algarve.
Atualmente, a Hilton está a preparar a inauguração de mais 245 hotéis na Europa. “Globalmente, estamos a crescer de forma extremamente rápida, abrindo um hotel por dia”, destaca David Kelly. “Estamos a duplicar o nosso portefólio e não tencionamos parar por aqui; o nosso objetivo é continuar a expandir.”