Na cidade

Grutas do Poço Velho reabrem em Cascais — já pode ver a histórica necrópole da vila

Depois de vários anos encerrado, o mais importante espaço arqueológico da localidade foi requalificado e já recebe visitas.
Fotos de CM Cascais.

As Grutas do Poço Velho, em Cascais, estiveram fechadas durante vários anos, mas depois de um trabalho de requalificação estão mais uma vez a receber visitas. Este é um dos mais importantes espaços arqueológicos da vila que talvez até poucas pessoas conhecem. Uma necrópole antiga que foi descoberta pela primeira vez pelo geólogo Carlos Ribeiro em 1879.

Segundo o site da câmara de Cascais, estas grutas remontam ao Paleolítico, tento sido descobertos sedimentos até da antiguidade tardia. Ainda assim, o maior período de utilização é referente à época neolítica e calcolítica, quatro milénios antes de Cristo.

Chegaram a ser identificados mais de uma centena de enterramentos neste espaço. Grande parte deste espólio funerário, bem como outros artefactos e pedra, cerâmica e placas de xisto foi recolhido e encontra-se exposto no Museu da Vila de Cascais.

Foi criada iluminação e novas estruturas para circular.

O trabalho de recuperação dos últimos anos esteve mais focado na iluminação e na criação de estruturas que permitem a circulação no interior destas grutas. Estão ainda expostos painéis informativos sobre as investigações arqueológicas que ali foram feitas e é exibido ainda um filme no decorrer da visita.

Durante a circulação nas grutas é obrigatório o uso de capacete que lhe é emprestado à entrada. As visitas são feitas apenas aos fins de semana e feriados, das 14 às 18 horas até 30 de setembro.

As grutas ficam na margem direita da Ribeira das Vinhas, a cerca de 500 metros da Praia da Ribeirinha. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 214 825 190 ou pelo e-mail museudavila@nullcm-cascais.pt.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT