Na cidade

Guerra de #hashtags: As 10 praias do Algarve mais famosas no Instagram e TikTok

Escolha o outfit e corra para os spots mais partilhados nestas redes sociais. Garantimos que as fotos vão render muitos likes.
Ficam no Algarve.

Fazer scroll no Instagram nestes últimos meses é como descobrir uma revista de viagens, onde a lista de sugestões de spots onde estender a toalha parece não ter fim. Praias de areia fina e grossa, com águas mais ou menos frias, perfeitas para praticar surf ou estar deitado a apanhar sol. Há de tudo e para todos os gostos.

Nós, portugueses, somos realmente privilegiados — não nos podemos queixar de falta de locais para dar um bom mergulho. Usufruir do mar é, para a maioria, um luxo acessível: a costa está à distância de uma (curta) viagem de carro, autocarro ou de comboio.

Numa época em que estamos constantemente ligados às redes sociais, não podíamos passar pela experiência de relaxar num dos extensos areais e não publicar uma foto. Caso contrário, corríamos o risco de ninguém mais saber que lá tínhamos estado.

O processo já se banalizou: primeiro escolhe-se o lugar de sonho — provavelmente também através do Instagram —, depois faz-se  a viagem até lá e, claro, tira-se a foto. A publicação surge logo a seguir, com a hashtag e a indispensável localização.

Basta contar o número de vezes que determinado local é identificado para se ter noção de quais são os spots ou destinos favoritos. A popularidade desencadeia o efeito bola de neve: há quem seja inspirado e influenciado (com uma ajudinha dos algoritmos) pelos hashtags mais usados e pelas fotos que os acompanham para organizar as suas férias.

O Holidu, um motor de pesquisa de casas de férias, decidiu elaborar um ranking bem simples, que considera tudo isto: o das praias do Algarve mais famosas no Instagram e no TikTok até à data em Portugal.

Sem grandes surpresas, a Praia da Rocha, em Portimão, lidera as redes sociais, sendo mencionada em mais de 2 milhões de hashtags. Na lista aparecem nomes como a zona balnear de Tavira conhecida pelo seu comboio turístico ou a praia do Camilo, em Lagos, onde os famosos 20 degraus que é preciso descer até ao areal são a principal atração.

Há que sofrer por uma boa foto, não é? Afinal, na guerra de likes vale quase tudo. E, no fundo, um pouco de exercício físico nunca fez mal a ninguém. Deixamos apenas um conselho: antes de iniciar a sua sessão fotográfica, aprecie as paisagens deslumbrantes sem uma lente à frente dos olhos.

De seguida, carregue na galeria para conhecer as dez praias algarvias mais populares nas redes sociais.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT