O claustro da Câmara Municipal de Guimarães prepara-se para voltar a receber a já tradicional exposição de camélias. A 12.ª edição decorre no próximo fim de semana, de 15 a 16 de fevereiro.
A iniciativa, de entrada gratuita, irá reunir expositores, especialistas e entusiastas desta icónica flor, num ambiente que combina tradição, criatividade e saber.
Um dos momentos mais aguardados do evento é, como habitualmente, a competição que irá premiar as melhores camélias em cinco categorias: Melhor Camélia de Origem Portuguesa, Melhor Conjunto Floral, Melhor Camélia Japónica, Híbridos do Género Camélia e Outras Espécies. O júri, formado por três membros, fará a avaliação dos exemplares apresentados, anunciando os vencedores na cerimónia de inauguração, agendada para as 15 horas de sábado, 15 de fevereiro.
Durante a mostra, cada participante terá uma mesa que deverá ser decorada exclusivamente com elementos naturais das próprias camélias. Os expositores poderão retirar e adicionar flores para assegurar a qualidade e frescura das suas apresentações. No sábado, a exposição estará aberta ao público entre as 15 e as 17 horas e das 10 às 17 horas no domingo.
Além do concurso, o fim de semana será marcado por outras iniciativas que promovem as flores, como um workshop de olaria, um workshop de olaria, conduzido pela artesã Paula Frederico, onde os participantes poderão moldar a sua própria camélia em barro.
No domingo de manhã, 16 de fevereiro, está prevista uma visita guiada aos jardins da Quinta da Aveleira – Valle dos Três Irmãos e ao Camélias Park Flavius, para explorar os espaços onde estas flores se destacam. À tarde, haverá um showcooking e uma prova de chás. As atividades têm vagas limitadas e requerem inscrição online.