Dois destinos portugueses, Óbidos e Santa Cruz da Graciosa (Açores), foram distinguidos com o prémio “Best Tourism Villages 2024”, atribuído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) das Nações Unidas. O anúncio oficial dos 55 vencedores ocorreu numa cerimónia que decorreu a 14 de novembro, na Colômbia.
Este galardão, válido por três anos, visa promover regiões rurais com baixa densidade populacional (máximo 15 mil habitantes), onde as atividades tradicionais – agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca – são significativas e onde se preservam valores e modos de vida comunitários.
Óbidos e Santa Cruz da Graciosa representam exemplos de territórios “onde o turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico e social sustentável”, salienta o Turismo de Portugal.
O prémio “Best Tourism Villages” não apenas valoriza o património rural e as comunidades locais, mas também aumenta a visibilidade destas regiões. A distinção foi recebida com grande entusiasmo pelas autarquias.
“É o reconhecimento claro de que estamos comprometidos com a defesa da nossa identidade e património histórico, sendo mais um motivo de orgulho para os obidenses e para todos os que têm trabalhado no sentido de preservar a identidade de Óbidos como um destino singular e uma referência internacional no turismo sustentável”, sublinhou o presidente da autarquia, Filipe Daniel, citado pelo “Expresso”.
O prémio é o reconhecimento do compromisso com a sustentabilidade e a preservação do património natural e cultural por parte da autarquia, considera o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, António Reis.
“Estamos honrados por receber esta distinção e agradeço a todos os técnicos envolvidos na candidatura. Comprometo-me a continuar a trabalhar para promover um turismo responsável e inclusivo”, acrescenta.
Além de Óbidos e Santa Cruz da Graciosa, outras localidades portuguesas já receberam, em edições anteriores, a distinção “Best Tourism Villages 2024”, nomeadamente: Ericeira, Madalena, Manteigas, Sortelha, Castelo Novo, Castelo Rodrigo e Cumeada.