Na cidade

Há cinco novos roteiros para conhecer a calçada artística de Lisboa

Se olharmos com atenção para a calçada portuguesa, podemos descobrir alguns desenhos escondidos, como pássaros, relógios ou até retratos.
Um ícone de Portugal.

Já todos a viram, mas, se calhar, nem todos sabem o seu verdadeiro significado. Se olharmos com atenção para a calçada portuguesa, podemos descobrir alguns desenhos escondidos, como pássaros, relógios ou até retratos. São estas formas surpreendentes que fazem dela um dos maiores cartões de visita do País. 

Para dar destaque a esta parte tão icónica de Portugal, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa lançou, no final de julho, cinco novos roteiros que permitem conhecer a calçada artística de Lisboa. Os roteiros foram retirados do livro da autoria de António Miranda, publicado pela Associação da Calçada Portuguesa, com o apoio do Turismo de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa. O objetivo é homenagear e dar a conhecer este símbolo tradicional da cultura portuguesa.

Um deles é o roteiro Eixo Central, que vai desde o Parque Equador VII à Praça do Município, passando por locais como o Monumento a Rosa Araújo, a Rua das Pretas, o Monumento ao Calceteiro e a Rua da Conceição. Ao longo deste percurso pode encontrar no chão desenhos de estrelas, flores, uma cara sorridente e um pássaro, símbolos deixados pelos calceteiros mais habilidosos.

É no cruzamento da Rua Nova do Almada com a Rua da Conceição, onde circula o elétrico 28, que se dá início ao roteiro Do Chiado ao Largo de São Paulo. Aqui, os mais atentos vão encontrar o primeiro QR code feito em calçada portuguesa, criado em 2012 pela Associação de Valorização do Chiado, entre o estabelecimento Paris em Lisboa e a Livraria Sá da Costa.

Ao longo do roteiro do Padrão dos Descobrimentos ao Terreiro das Missas vai poder encontrar uma rosa dos ventos com 50 metros de diâmetro junta ao famoso monumento de Belém. O trajeto passa ainda por locais como o Museu de Arte Popular, os Pastéis de Belém e o Musei Nacional dos Coches.

A rota da Avenida Almirante Reis à envolvente da Igreja de São Brito dá a conhecer várias peças de calçada artística em locais como o Instituto Superior Técnico, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Rua António Patrício ou o Mercado do Alvalade. Neste passeio, os grandes destaques são as três personagens de desenhos animados — o Pato Donald, o Pernalonga e o Calimero — junto à Sapataria Godiva. Já perto da Escola Básica S. João de Brito, encontra-se o primeiro exemplo de calçada-mosaico a cores, em Lisboa.

Para quem estiver pela zona do Parque das Nações pode aproveitar para conhecer o quinto e último roteiro. Com início na Torre da Galp, passa por locais como os Jardins da Água, o Rossio dos Olivais ou o Jardins dos Jacarandás, terminando no Terreiro dos Corvos. No Oceanário é possível observas várias figuras híbridas que recriam o imaginário de monstros marinhos, enquanto que junto ao Pavilhão de Portugal encontra-se uma peça de grandes dimensões com a figura de um calceteiro, uma ode à profissão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT