Na cidade

Há dezenas de pedaços de plástico a darem à costa nas praias de Ílhavo

O movimento "Não Lixes" tem vindo a recolher resíduos suspeitos de serem provenientes de uma intervenção no Porto de Aveiro.
Nas praias de Ílhavo.

O movimento ambientalista “Não Lixes” tem vindo a denunciar nas últimas semanas um problema de poluição que está a afetar algumas praias em Ílhavo. Em causa estão inúmeros pedaços de plástico que têm dado à costa durante este dias.

A situação está a acontecer sobretudo na praia da Barra, em Ílhavo, mas é um problema comum às praias vizinhas da Costa Nova e Vagueira. O problema já foi denunciado a várias entidades competentes, mas parece que ainda não foi encontrada uma solução.

ACIDENTE AMBIENTAL NAS PRAIAS DA BARRA E COSTA-NOVADurante anos foi crescendo no Porto de Aveiro uma gigantesca duna…

Publicado por Não Lixes em Terça-feira, 21 de julho de 2020

Os elementos deste movimento acreditam que o problema esteja relacionado com a empreitada de retirada de areias do Porto de Aveiro, e consequente recarga artificial na frente marítima entre a Costa Nova e a Vagueira. Porém, e de acordo com o jornal “Público”, a administração portuária afasta esse cenário, garantindo que em nenhuma fase do processo foi usado material idêntico ao que está a dar à costa — plástico preto.

A recolha deste tipo de lixo já dura há um mês, e é mesmo essa a razão que leva o movimento a crer que existe uma ligação com a empreitada que começou na mesma altura. “Foi quando as dragas começaram a vir depositar a areia ao mar que o plástico começou a aparecer”, afirma Fernando Jorge Paiva, porta-voz do “Não Lixes”, citado pela mesma publicação.

Por outro lado, a presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, Fátima Alves, assegura que o material que tem vindo a ser encontrado na praia é muito diferente daquele que foi usado para reter os inertes enquanto estiveram depositados na área portuária.

“As imagens o que mostram são plásticos e aqui no Porto de Aveiro o que tínhamos eram telas em ‘tecido não tecido’, e de cor branca”, afirmou a presidente ao “Público”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT