na cidade

O frio polar chegou: há dois distritos em alerta amarelo devido à queda de neve

As temperaturas vão descer na Guarda e Castelo Branco. No resto do País as mínimas também vão descer.
A neve será uma realidade em Guarda e Castelo Branco.

O anúncio já havia sido deixado no final da passada semana: ia chegar a Portugal uma vaga de frio polar. As temperaturas começaram a descer em todo o País e agora há mesmo dois distritos em alerta amarelo: Guarda e Castelo Branco. O aviso será mantido até às 18 horas desta segunda-feira, 22 de novembro.

“Aguaceiros fracos de neve acima de 1000 metros de altitude, que pode acumular no solo acima de 1400 metros de altitude”; explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado. A advertência é deixada aos dois distritos já referidos e entrou em vigor às três horas desta madrugada.

Também todas as ilhas do arquipélago dos Açores estão com aviso, neste caso, laranja. Haverá precipitação forte nas ilhas de todos os grupos pelo menos até às 21 horas. O restante País não tem qualquer alerta, apesar de as temperaturas estarem mais baixas do que as da passada semana.

Esta segunda-feira, Lisboa tem uma mínima de 8ºC, Porto 7ºC e Vila Real 4ºC. Já na quarta-feira, Guarda chega aos menos 2ºC, Castelo Branco terá 1ºC de mínima e Portalegre conta com 3ºC. As máximas em todo o território nacional não deverão passar os 16ºC durante esta semana.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT