Na cidade

Há javalis à solta no Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases em Lisboa

A Casa dos Animais confirmou à NiT que um animal já foi capturado, mas a busca pelos amigos continua ativa.
Imagem partilhada no Facebook.

Ninguém sabe ao certo de onde vieram, mas andam à solta e convém ter cuidado, pelo menos enquanto a situação não for resolvida. Há javalis à solta no Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases, na freguesia do Lumiar, em Lisboa.

As autoridades já foram informadas e estão a tentar capturar os animais, tendo conseguido apreender um até ao momento. A situação começou a ser divulgada no fim de semana de 3 e 4 de julho nas redes sociais, nomeadamente num grupo de Facebook dedicado ao Jardim da Quinta das Conchas e dos Lilases.

Entre imagens e vídeos, foram-se também acumulando, com o passar das horas, os detalhes. Vários cidadãos lisboetas referiram ter visto animais do lado da Quinta das Conchas, outros do lado dos Lilases. A NiT contou mais de cinco relatos de avistamentos, de pessoas diferentes e em locais diferentes do vasto parque. 

Alguns referem ter assistido a crianças a correr atrás dos animais, inclusive com paus, com muitos cidadãos a alertar para o bom senso e o perigo de interações.

Os lisboetas perguntam-se de onde virão os animais e como terão ido parar ao centro da cidade. A grande maioria dos referia, este domingo, já ter alertado a Casa dos Animais de Lisboa. Essa mesma entidade confirmou à NiT, esta segunda-feira, que a situação é, de facto, real.

Segundo fonte do grupo, os serviços da Casa dos Animais “estão a acompanhar a situação e já capturaram” um dos animais. “Diariamente continuaremos a ir ao local para tentar capturar os restantes. Não fazemos a menor ideia de como os animais apareceram. Esta é a triste realidade de todos os animais que deambulam pela cidade de Lisboa”, sublinhou a mesma fonte à NiT.

Segundo a organização, a referência de quem os contactou seria de que os três animais estariam no Jardim dos Lilases. Porém, o local de captura do animal foi mesmo a Quinta das Conchas. “Provavelmente eles deslocam-se entre os dois locais”, adianta a mesma fonte.

O animal é ainda muito jovem e foi capturado no domingo. “Diariamente estamos a percorrer o local mas até ao momento sem termos visto mais nenhum”.

O Parque da Quinta das Conchas e do jardim dos Lilases é considerado o terceiro maior de Lisboa, a seguir ao de Monsanto e da Bela Vista. Tem um total de cerca de 26 hectares.

O parque está dividido em três áreas: em primeiro lugar, a Quinta das Conchas, com os seus amplos jardins relvados, parque infantil, lago e restaurante com cafetaria O Conchas. A zona florestal mais densa é conhecida como a Mata, onde é usual ver ao final do dia um ou outro desportista a treinar.

Finalmente, separada da Quinta das Conchas por um muro, está a Quinta dos Lilases, com menos pessoas e mais natureza. No local há um lago artificial que representa as ilhas de São Tomé e Príncipe.

Uma outra imagem partilhada no Facebook.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT