Segundo o jornal local “Região de Leiria“, tudo começou pelo sonho de Joaquim Menezes, bombeiro e funcionário do Município da Batalha, que decidiu que a Torre ficaria ainda mais interessante de visitar com um baloiço.

Há pouco mais de um mês, Joaquim decidiu avançar e conseguiu erguer o baloiço, com a preciosa ajuda de amigos, em duas semanas. No final de agosto, já havia gente a querer ir e fotografar o novo espaço.

O bombeiro diz ao jornal que teve a ideia ao ler a notícia de um outro baloiço, que o fez pensar em aumentar o potencial de uma zona que já tem trilhos, natureza e imenso para visitar. O acesso é relativamente fácil: deve ir na direção da Torre, Reguengo do Fetal, seguir pela estrada de Fátima e, logo depois do túnel por debaixo do IC9, tomar a estrada à direita. A parte final é pior para os carros, devendo ser feita a pé.

Segundo vários meios locais, o município de Leiria prepara-se para montar 12 baloiços em pontos panorâmicos do concelho.

Este ano, eles são aliás uma das novas grandes modas, recurso quase infalível das autarquias e juntas para dar aquele motivo extra às pessoas de conhecerem e visitarem uma região. Além de lindos e com vistas perfeitas, enchem as redes sociais de fotos que funcionam como uma espécie de bilhetes postais da região — e o turismo agradece.