Na cidade

Há ouriços e videojogos para descobrir em novembro na CUPRA City Garage

O espaço da baixa lisboeta continua a apostar na arte e no gaming. Também vai haver os tradicionais debates mensais.
Há novidades no espaço de entretenimento.

Os ouriços vão invadir o ambiente artístico da Baixa de Lisboa no mês das castanhas e do vinho. Com o mar e a natureza enraizadas na sua personalidade, Paulo Reis apresenta a exposição “(É)PICO”, na CUPRA City Garage, a partir de 3 de novembro. O projeto do artista mostra como a sustentabilidade e inclusão andam de mãos dadas. Paulo teve a “felicidade de nascer, crescer e viver na Ericeira”, onde o campo e as paisagens rurais se unem às escarpas agrestes e ao sal do frio e muitas vezes violento Atlântico. Especializou-se em design gráfico, mas continua a intitular-se simplesmente de um “homem do mar”.

O foco principal deste projeto está no Uni-Ouriço: um ouriço com 365 picos, em que cada um representa uma história por dia. “Trata-se de uma peça que pretende passar a ideia de nos deixarmos picar pelos bons momentos da vida. Podem esperar um material quente que assegura a transição plena do mar para a terra, mantendo tão natural e tão vivo quanto possível aquele ouriço do mar”, explica o artista plástico.

“Pretendo com esta exposição sensibilizar para a importância da preservação do ambiente, bem como das relações interpessoais. A urgência de proteger os oceanos e o ambiente. Refletir sobre o mundo que estamos a viver e que precisa de paz.  Alertar para o nosso ritmo do dia a dia que está muito acelerado, e por isso estamos a perder o contato real uns com os outros”, acrescenta Paulo Reis, que tem a expectativa de, com este projeto, conseguir passar “a mensagem dos valores que realmente importam na vida”.

Aqueles que estiverem curiosos com este conceito, podem conhecê-lo melhor entre os dias 3 de novembro e 25 de janeiro, dentro do horário habitual de funcionamento da galeria.

Da arte para o gaming, a CUPRA City Garage vai ser palco do warm up da oitava edição do maior evento de videojogos realizado em Portugal, o Lisboa Games Week (LGW). Todos os fãs de videojogos sabem que na LGW os dias são ligados a lançamentos e novidades, que antecipam em primeira-mão os títulos mais aguardados pelo público e pelas comunidades do gaming e dos Esports. Assim, a CUPRA City Garage, estando desde sempre associada ao mundo tecnológico e virtual, terá muito para oferecer neste kick-off que assinala a primeira participação de eventos da marca neste setor.

O LGW acontece entre os dia 23 e 26, na FIL. O pré-evento está marcado para o dia 15, às 18 horas, na CUPRA City Garage. Apesar de a entrada ser gratuita, é necessário realizar uma inscrição prévia, uma vez que existe um número limitado de participantes.

Como não podia deixar de ser, no dia 16, às 18 horas, a revista “Executiva” apresenta o penúltimo Women Empowerment Talk do ano. Desta vez, o foco é nas “Mulheres na Tecnologia”. Nesta edição, pode contar com Sara Caetano e Cláudia Quaresma para darem voz à temática.

Sara seguiu a área das ciências, estudando Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico. O seu caminho profissional passou por empresas de fabrico de hardware e software (Siemens, Oracle e Opentext), consultoria (Altran) e na integração de sistemas (Novabase). Foi responsável pelo negócio da OpenText em Portugal. Atualmente, é diretora de vendas para a região EMEA na PwC.

No caso de Cláudia, o percurso passa pelo suporte na área da saúde, sendo coordenadora do inovador 3D Printing Center for Health. O projeto desenvolve próteses e dispositivos de apoio a doentes. É também professora na área da Engenharia Biomédica, na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação LIBPhys.

Vindas de ramos diferentes e com percursos distintos, as duas mulheres unem-se na paixão pela tecnologia e na visão de como pode melhorar a sociedade — quer no trabalho, quer na qualidade de vida. O evento é gratuito mas precisa de se inscrever para garantir lugar.

Além de todas estas atividades, pode querer optar por passar pelo bar da CUPRA City Garage para simplesmente descomprimir e beber um dos cocktails especiais da carta com os amigos. O espaço está aberto todos os dias da semana, exceto ao domingo, entre as 10 e as 19 horas.
O “ouriço” de Paulo Reis que poderá ver na exposição.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a CUPRA.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT