Na cidade

Há ovelhas no Parque da Bela Vista: já começou o projeto de jardinagem de Lisboa

Duas vezes por semana, desde dia 12, os animais ajudam a aparar a relva da forma mais natural possível: comendo-a.
Imagem da Life Lungs.

Se passar pelo Parque da Bela Vista — onde por esta altura, num ano sem pandemia, estaria a nascer mais um Rock in Rio — e se deparar com verdadeiros rebanhos de ovelhas, não estranhe.

Em abril, todas as segundas e quintas feiras são dias de pastagem na Bela Vista. O anúncio é feito nas suas redes sociais pela Câmara de Lisboa, que apoia este projeto de controlo natural de vegetação e conservação do solo, idealizado pela Life Lungs.

Como a NiT já tinha noticiado, o projeto, coordenado pela autarquia, é o responsável por esta ação que tem vindo a acontecer progressivamente e tem como objetivo adaptar a cidade às alterações climáticas, tornando-a mais resiliente “ao aumento de temperatura e escassez de água”.

Imagem da Life Lungs.

Uma das ações pretende passar aos animais a tarefa de aparar a relva e cuidar do solo, algo que fazem de forma natural, evitando assim o uso de máquinas.

“Além de reduzir o esforço humano e o consumo de energia associados ao corte tradicional, também contribui para potenciar os serviços de ecossistema das paisagens”, pode ler-se no site da iniciativa.

Esta explica também no seu Facebook que, tal como previsto inicialmente, abril é um mês chave; o rebanho de ovelhas da Quinta Pedagógica dos Olivais que está a participar no nosso projeto iniciou a 12 de abril as visitas regulares ao Parque da Bela Vista.

Durante este mês, as ovelhas vão estar no parque duas vezes por semana, podendo ver um pouco mais de como tudo funciona num vídeo partilhado pela autarquia:

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT